Como operar o padrão gráfico Três Corvos Negros

Como operar o padrão gráfico Três Corvos Negros

2022-12-28 • Atualizado

No trading, podemos recorrer a diversos sinais de entrada diferentes. Enquanto alguns podem ser calculados e definidos com uma fórmula matemática rígida, outros não são tão simples. Você deve ficar atento para identificá-los e pegar sua recompensa. O padrão Três Corvos Negros é um desses, então vamos analisá-lo em detalhes, ver como ele funciona e como utilizá-lo corretamente.

O que é o padrão Três Corvos Negros?

Como você sabe, o tipo de gráfico mais popular é o de candlesticks (velas) japoneses. Eles são fáceis de ler, informativos e utilizados pela maioria dos traders para prever movimentos futuros do mercado. Em certo ponto, os traders tiveram a ideia de identificar padrões nas velas. Eles normalmente se parecem com uma série de candlesticks, após o qual o preço se move em uma direção específica. Os Três Corvos Negros são um dos padrões usados pelos traders para encontrar padrões de reversão de velas em um gráfico.

Observe que os operadores chamam de vela preta aquelas que significam um candle de baixa (bearish). Geralmente, a maioria dos traders usa velas vermelhas para visualizar um movimento bearish. Por outro lado, uma vela branca normalmente significa uma vela de alta (bullish), com a maioria dos traders usando velas verdes em vez de brancas. O nome remete ao passado, quando os gráficos de velas eram em preto e branco.

Agora, já que terminamos a etapa da definição, vamos passar para o padrão em si. O padrão Três Corvos Negros se parece com três pregões de baixa consecutivos. Normalmente, há pouco ou nenhum pavio nas velas, o que significa que os ursos assumiram o controle completo da situação. Por exemplo, o pregão após um dia bullish começou com um ligeiro movimento de alta. Mais tarde naquele dia, os ursos assumiram o controle e empurraram o preço para a parte inferior do movimento registrado no dia anterior. Os dois dias seguintes foram os mesmos, empurrando o preço para baixo todas as vezes. Ao final do padrão, ele geralmente se parece com a figura abaixo.

Three_Black_Crows_pattern_1000x600-1.png

O que o padrão Três Corvos Negros significa?

Primeiro, precisamos explicar como o mercado pensa que o padrão funciona e, em seguida, como esse padrão funciona de fato. A maioria dos traders supõe que os Três Corvos Negros surgem perto do final de uma tendência de alta e sinalizam uma possível reversão. O padrão deve indicar que os ursos estão no controle dos preços. Normalmente, os tutoriais de trading ensinam as pessoas a buscar o ponto de entrada de compra depois que o padrão aparece.

De fato, alguns ativos tendem a seguir essa expectativa e cair após uma série de velas vermelhas. Por exemplo, o ouro adora os Três Corvos Negros e geralmente se move para baixo depois que o padrão é concluído. Você pode visualizar isso na figura.

gold moves lower after the three black crows pattern is finished 2.png

Os exemplos acima não são perfeitos, pois alguns padrões possuem uma primeira vela pequena, o que não é tão bom. Ainda assim, pelo menos três velas vermelhas estão em cada caso, e o padrão funcionou perfeitamente quatro vezes seguidas. Se você tivesse entrado todas as vezes e definido um Stop Loss (Perda Máxima) acima do início do padrão, você teria lucrado. Observe que o gráfico acima mostra os Três Corvos Negros em um intervalo diário. Tempos gráficos menores tendem a ser mais caóticos, mas é provável que a tendência geral permaneça.

No entanto, o padrão 3BC (do inglês, Three Black Crows) não funciona com todos os ativos. Alguns deles podem estar em uma tendência de alta por anos, diminuindo a chance de ter uma reversão após vários pregões no vermelho. Por exemplo, o gráfico do US500 está subindo depois de marcar uma queda com o padrão.

US500 chart is going up after three black crows 3.png

Operar o padrão no índice US500 seria uma experiência completamente diferente. Toda vez que você identificou um sinal de Venda, o gráfico subiu. Essa tendência permaneceu durante todo o ano, dificultando o ganho dos traders com a venda.

Neste caso, sua abordagem precisa ser completamente diferente da interpretação clássica do padrão. Em outras palavras, você precisa comprar um ativo toda vez que ele formar um 3BC. Dessa forma, você terá muitos trades lucrativos, entrando no fundo da oscilação de preços. Falaremos sobre como identificar a maneira certa de operar o padrão mais adiante neste artigo.

Prós e contras do padrão Três Corvos Negros

Assim como qualquer outro padrão de preços, indicador técnico ou formação de velas, os Três Corvos Negros têm prós e contras que dependem do tempo gráfico que você usa, da tolerância ao risco e, o mais importante, do ativo que você ama operar. Além disso, você precisa entender a estrutura do mercado para identificar como agir em cada situação.

Prós

  • Fácil de encontrar e operar. Três Corvos Negros são apenas uma série de velas vermelhas no final de uma tendência de alta. Dessa forma, todos podem facilmente encontrar esse padrão e pegar o movimento depois dele. Além disso, você pode facilmente definir um Stop Loss, pois ele deve estar acima da primeira vela no padrão.
  • Aparece com bastante frequência no gráfico, independentemente do intervalo de tempo que você utilize. Todos os traders, dos scalpers aos position traders, podem usar esse padrão em sua estratégia de negociação.
  • Quase ideal para operar reversões e entrar em novos trades. No entanto, é melhor ler os contras do padrão para entender como buscar essas reversões.

Contras

  • Difícil de automatizar. Alguns padrões de velas, como o Martelo, podem ser automatizados com scripts e Expert Advisors (EAs). Quanto ao 3BC, ele pode se parecer com várias velas vermelhas, e não com três pregões aleatórios de baixa. Portanto, pode ser um desafio para traders experientes criar um robô que use esse padrão.
  • A estrutura do mercado define a tendência que prevalece em ativos específicos, e o trader deve lidar com ela. Eles devem observar o mercado atentamente antes de operar esse padrão, pois ele é altamente dependente da tendência. Como mencionamos acima, alguns instrumentos, como o XAUUSD, funcionam da forma que deveriam com o 3BC. Isso significa que, normalmente, o instrumento continua caindo após o surgimento do padrão. Outros, como o índice US500, fazem exatamente o oposto.
  • O Stop Loss pode ficar longe do ponto de entrada. Normalmente, no padrão Três Corvos Negros, o Stop Loss deve ser colocado acima do início do movimento (maior do que a primeira vela vermelha). Em certos momentos, o mercado pode ser altamente volátil, então três velas podem mover o preço para longe. Portanto, para manter uma relação risco-retorno satisfatória, seu Take Profit (Lucro Máximo) deve estar ainda mais longe que o Stop Loss, tornando o trade mais longo e mais difícil de controlar.
  • Este padrão é bom para o trading contra a tendência (counter-trend), e não para mercados de grandes amplitudes (ranging). Ele pode produzir sinais falsos em condições de mercado de consolidação. Assim, operar no movimento lateralizado pode criar muitos sinais equivocados, resultando em perdas.
  • Ele pode criar uma entrada tardia no mercado. Os traders podem usar outros indicadores técnicos e formações de preços para identificar reversões. Os Três Corvos Negros não são um padrão muito responsivo, e muitas vezes você verá um sinal muito perto do final do movimento.

Como você pode ver, há mais contras do que prós ao operar o padrão 3BC. Entretanto, você pode implementar esse padrão em sua estratégia de trading, tornando-a mais confiável e menos arriscada, se desejar.

Como operar no Forex usando o padrão gráfico Três Corvos Negros

Existem duas maneiras de operar o padrão. Primeiro, vamos falar sobre a maneira clássica e, em seguida, passar para a menos comum.

Trading de tendência do padrão Três Corvos Negros

Você precisa encontrar uma tendência de alta e esperar que uma grande vela vermelha apareça. Esta vela deve ter pelo menos metade do tamanho da anterior, sinalizando que os vendedores entraram no jogo.

Trend trading of the Three Black Crows Pattern 4.png

Você não precisa abrir um trade imediatamente, apenas observar a próxima vela. Depois de ver outras duas velas de baixa, o gráfico deve ficar parecido com a figura abaixo.

chart 5.png

Agora, você pode abrir um trade de venda logo após a terceira vela se fechar. Seu Stop Loss deve estar acima do início do movimento, e seu Take Profit pelo menos tão longe quanto o Stop Loss. As regras de gerenciamento de risco dizem que o Take Profit deve ter o dobro da distância, mas sugerimos fechar metade do trade ao longo do caminho para tornar a operação menos arriscada.

entry point three black crows pattern 6.png

Trading contra a tendência com o padrão Três Corvos Negros

O exemplo acima explicou brevemente a maneira clássica de operar o padrão Três Corvos Negros. No entanto, outra maneira de usá-lo é abrindo um trade de Compra no final da terceira vela. A razão para operar contra a tendência é que alguns instrumentos são mais "favoráveis a tendências" do que outros. O ouro, por exemplo, pode estar em uma tendência por semanas e meses, mas ter uma reversão eventualmente. Por outro lado, o índice US500 pode permanecer na tendência de alta por anos, fazendo breves correções (pullbacks) no caminho para cima.

Como sabemos, a tendência é a sua amiga, e você deve tentar operar na direção dela, não contra. Portanto, as correções em uma tendência de alta são ótimas entradas para um trade de compra. Veja como operar o padrão Três Corvos Negros em um mercado em expansão:

Assim como no exemplo anterior, você precisa encontrar uma tendência de alta e esperar que três velas vermelhas se formem.

uptrend 7.png

Em seguida, você precisa analisar o instrumento e entender a estrutura de mercado que prevalece nele. Geralmente é de tendência ou de amplitude? Quão grandes são as correções? Essas perguntas o ajudarão a entender a melhor atitude a ser tomada depois que o padrão estiver pronto. Em nosso cenário, optamos por operar o índice US500, um mercado de tendência com correções pequenas e rápidas (3–5 pregões). É por isso que entramos em um trade de compra.

É fácil colocar um Stop Loss ao operar na direção de um movimento, mas e quanto a operar reversões? Nesse caso seria melhor se você colocasse seu Take Profit primeiro. Coloque-o na borda superior do corpo da vela mais alta. Um Stop Loss pode ficar na metade da distância do Take Profit. O resultado final pode parecer assim.

trading reversals with three black crows pattern 8.png

Não se esqueça de analisar o instrumento antes de tomar qualquer decisão. Esse padrão não é tão simples quanto você gostaria que fosse. Portanto, uma análise de mercado abrangente é indispensável para todos os traders do padrão Três Corvos Negros. Observe que a MT4 e MT5 (plataformas de negociação com que trabalhamos, entre muitas outras) disponibilizam gráficos de velas, então nelas é possível encontrar esse padrão.

Conclusão

O padrão Três Corvos Negros não é uma formação de velas comum. Ele vem com seus prós e contras. Recomendamos esse padrão para os traders familiarizados com estrutura de mercado, gerenciamento de riscos e com as diferenças entre os mercados de tendência e os de grandes amplitudes. No entanto, se usado corretamente, o padrão Três Corvos Negros fornece sinais de entrada fáceis de localizar.

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Os Três Corvos Negros são iguais ao padrão Harami?

    Não, eles são diferentes. Um padrão Harami de baixa é uma pequena vela vermelha dentro de uma vela verde maior. Simultaneamente, o padrão Três Corvos Negros é uma série de velas vermelhas no final de uma tendência de alta.

  • O padrão Três Corvos Negros é 100% confiável?

    Não há nenhum padrão na análise técnica que seja 100% confiável. Caso contrário, os traders usariam apenas esse padrão para operar. No entanto, o padrão Três Corvos Negros é confiável o suficiente quando combinado com uma análise da estrutura de mercado e bom senso.

  • Qual é o melhor tempo gráfico para operar o padrão Três Corvos Negros?

    Geralmente, tempos gráficos maiores geram sinais de entrada mais precisos e menos ruído. O padrão Três Corvos Negros não é exceção. Tente usar um timeframe de pelo menos 15M se quiser diminuir o número de trades ruins.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera