Os 3 melhores padrões para um mestre trader

Os 3 melhores padrões para um mestre trader

2023-01-27 • Atualizado

À medida que adquire experiência, o trader vai ganhando conhecimento sobre níveis de suporte e resistência, tendências e correções, e vários outros indicadores técnicos. Cada mês de operações facilita a localização de padrões de vela e de gráfico. Mesmo assim, para avançar é necessário dominar alguns conceitos mais complicados. Vejamos.   

1. Ondas de Wolfe

Às vezes, o preço forma estruturas que vão além de um simples padrão de consolidação ou uma cunha. Uma movimentação de preço dessas ilustra a batalha entre compradores e vendedores: há fases em que esses dois grupos se alternam, e há fases em que as forças de cada um são quase iguais.

Exemplo de padrão de ondas de Wolfe bearish

patterns1.png

Procure um formato de preços que seja semelhante a uma cunha. Preste atenção na etapa do padrão. Você deve ficar alerta assim que o preço formar os quatro primeiros pontos, isto é, um alcance que está se estreitando. Na sequência, são três cenários possíveis:

  • O preço rompe a linha 1-3 e continua se deslocando na direção do rompimento.
  • O preço se volta para baixo a partir da linha 1-3.
  • O preço vai um pouco acima da linha 1-3 e então vira.

O terceiro cenário mostra aquilo que chamamos de ondas de Wolfe. Se os pontos 3 e 4 estiverem acima dos pontos 1 e 2, respectivamente, prepare-se para a formação de um padrão de ondas de Wolfe bearish. É muito importante que as ondas 1-2 e 2-3 sejam iguais (simétricas). As ferramentas de Fibonacci também são de grande ajuda para confirmar o padrão: o ponto 3 geralmente se encontra nas extensões de 127,2% ou 161,8% da onda 1-2.

Preste atenção no ponto 5. Um novato provavelmente o confundiria com um rompimento. Essa é a parte complicada. O ponto 5 geralmente fica nas extensões de 127,2% ou 161,8% da onda 3-4. Além disso, há no gráfico uma área específica entre a linha 1-3 e a linha paralela à 2-4 traçada a partir do ponto 3. Se o preço virar para baixo nessa “área especial”, temos um sinal de venda. Se ele não virar, então o padrão de ondas de Wolfe bearish não se confirma.

Take Profit e Stop Loss

O interessante é que o padrão propicia ao trader metas muito claras.

TP1: linha de suporte 2-4.

TP2: Trace uma linha através dos pontos 1 e 4. A segunda meta — o ponto 6 — deve estar nessa linha. O movimento compreendido entre os pontos 5 e 6 vai ser longo, o que permite que o trader consiga pontos de lucro suficientes.

Você pode colocar uma Stop Loss acima do ponto 5.

Moral da história

Se você observar um padrão de velas de reversão na tal “área especial”, anime-se e considere operar com uma meta grande (ponto 6). Se o preço for além dessa “área especial”, trata-se de um outro padrão, então pense na possibilidade de operar na direção do rompimento.

Não é tão complicado assim, certo? O ponto principal a ser praticado é a observação: você terá que fazer uma análise visual do gráfico de preço para reconhecer as ondas de Wolfe nele.

2. Gartley

O padrão de Gartley pertence ao grupo dos chamados padrões harmônicos. Esses padrões (Caranguejo, Borboleta, Morcego e Tubarão) são bem parecidos entre si. A diferença entre eles está nas proporções exatas das oscilações do preço. Quanto à lógica e ao reconhecimento desses padrões, é bom começar dominando o Gartley, pois dessa forma os outros ficarão fáceis.

A principal dificuldade do padrão Gartley é que ele faz parecer muito que o mercado chegou na máxima, mas, então, vemos o preço avançar mais. Note que em todos os padrões harmônicos bullish o segundo pico é menor que o primeiro. Além disso, a estrutura do padrão bullish lembra a letra M, enquanto o padrão bearish é parecido com a letra W.

Após notar um formato desses no gráfico, a primeira coisa que deve lhe vir à mente é isto: “a situação provavelmente não é tão simples quanto parece”. Tome atitude: pegue a ferramenta de retraçamento de Fibonacci para checar as posições dos pontos-chave.

  • O ponto B está no retraçamento de 61,8% de XA. Essa é a condição mais importante.
  • O ponto C pode estar no retraçamento 38,2%–88,6% de AB.
  • O ponto D pode ser encontrado na extensão de 127,2%–161,8% de AB ou no retraçamento de 78,6% de XA.

patterns2.png 

Exemplo de padrão Gartley bullish

Take Profit e Stop Loss

TP1: 61,8% de CD.

TP2: tamanho de XA projetado a partir de D.

Você pode colocar uma Stop Loss abaixo de X para o padrão Gartley bullish (ou acima de X para o padrão Gartley bearish), ou de acordo com suas próprias regras de gestão de riscos.

O problema dos padrões harmônicos é que, na vida real, os padrões encontrados nos gráficos costumam não se encaixar perfeitamente nas relações acima listadas. Logo, quanto maior a diferença entre o padrão Gartley teórico e o padrão com o qual você deseja operar, maior é o risco de erro a ser levado em conta.

Moral da história

Aprimore sua forma de observar o mercado. Mesmo se optar por não usar os padrões Gartley como sinais de entrada, é bom se familiarizar com suas formas para evitar confundi-los com as máximas ou mínimas do mercado. Você ficará surpreso quando perceber como que esses padrões são comuns.

3. Padrão dos Três Avanços (Three Drives)

Este é outro padrão traiçoeiro. O trader novato pode confundi-lo com um mercado saudável com tendência formada. Já o trader avançado deve ser capaz de evitar esse erro.

Um padrão desse tipo acontece em uma tendência diferenciada, ou seja, quando o mercado já está há algum tempo seguindo nessa direção. E, então, você percebe que as oscilações do preço começam a ficar bem parecidas em termos de tamanho e formato. Isso é um recado: preste atenção, pois é provável que a tendência mude de direção!

Assim como nos dois padrões anteriores, aqui você também encontrará algumas relações de Fibonacci.

  • O ponto A está no retraçamento de 61,8% do avanço 1.
  • O ponto B está no retraçamento de 61,8% do avanço 2.
  • O avanço 2 está na extensão de 127,2%–161,8% de A.
  • O avanço 3 está na extensão de 127,2%–161,8% de B.

patterns3.png

Exemplo de padrão dos Três Avanços do tipo bearish

Não é que você tenha que decorar essas relações ou algo assim. Como o retraçamento de 61,8% é bem natural, é possível que você acabe memorizando-o visualmente, de tanto observá-lo.

  • Você pode operar com o avanço 3. Entre no mercado quando tiver certeza de que o ponto B foi formado (compre em um padrão dos Três Avanços tipo bearish; venda em um padrão dos Três Avanços tipo bullish). A Take Profit deve ficar em torno da extensão de 127,2%—161,8% de B.
  • Você pode operar quando o padrão inteiro estiver completo. Entre no mercado na extensão de 127,2%—161,8% de B (venda em um padrão dos Três Avanços tipo bearish e compre em um padrão dos Três Avanços tipo bullish). A Take Profit pode ser colocada no retraçamento Fibonacci de 61,8% do padrão inteiro.

Moral da história

Às vezes, a tendência acaba em um padrão do tipo Topo Duplo ou Cabeça e Ombros, mas acontece que ela se esgota com três oscilações semelhantes. É muito importante estar ciente deste padrão. Afinal, ele também oferece ótimas oportunidades para abrir operações.

ENTRAR 

Semelhante

Como operar o padrão Cifra?
Como operar o padrão Cifra?

O padrão Cifra não é a formação mais famosa do trading, mas é um instrumento que pode ajudar a entender e prever melhor o movimento do preço.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera