Taxa de desemprego e folhas de pagamento não agrícolas: por que esses números são tão importantes para os mercados

Taxa de desemprego e folhas de pagamento não agrícolas: por que esses números são tão importantes para os mercados

2023-09-07 • Atualizado

No primeiro dia de cada mês, o Departamento do Trabalho dos EUA divulga os dados da taxa de emprego e o número de pessoas empregadas em setores não agrícolas da economia. Por que ele é tão importante?

Primeiro: altas taxas de desemprego levam a tensões sociais, promovendo a ascensão ao poder de políticos radicais e, eventualmente, levando à agitação e a uma tomada violenta do poder.

Segundo, o desemprego afeta a produção e, consequentemente, o crescimento econômico (crescimento do PIB).

Terceiro, o desemprego reduz a arrecadação de impostos no orçamento público e aumenta os gastos do governo, inclusive o pagamento do seguro-desemprego e de benefícios sociais.

Nos Estados Unidos, o cálculo da taxa de desemprego é feito com o número de empregados registrados nas folhas de pagamento não agrícolas (nonfarm payrolls, ou NFP). Este artigo irá abordar como esse cálculo é feito e o que você deve buscar para analisar o índice de desemprego.

Taxa de desemprego nos EUA

O índice de desemprego é calculado através de pesquisas realizadas pelo Ministério do Trabalho com cerca de 60.000 famílias. Ambos os trabalhadores agrícolas e não agrícolas são entrevistados, e então o cálculo é feito usando a seguinte fórmula:

Редизайн картинки для NFP_2560x400 (1).png

Economistas concordam que uma taxa de desemprego considerada normal fica na faixa de 4% a 5%. Desde a crise dos financiamentos imobiliários, o índice de desemprego nos EUA continuou caindo e atingiu sua mínima histórica em fevereiro de 2023 (3,4%).

1 (1).png

Devemos frisar que o Departamento do Trabalho dos EUA só contabiliza as pessoas desempregadas que estão procurando trabalho. Pessoas que não podem mudar sua situação não são contabilizadas na taxa de desemprego.

Folhas de pagamento não agrícolas

As folhas de pagamento não agrícolas (NFP) também são calculadas por meio de pesquisas. Neste caso, porém, é entrevistado um grupo de 440.000 empresas, que juntas têm mais de 50 milhões de trabalhadores. Dessa forma, essa métrica avalia o grau de aumento ou queda no contingente de pessoas empregadas.

O que é considerado “normal” para as NFP? A ideia geral é que, quanto mais, melhor. Mais trabalho significa um crescimento econômico mais forte, o que muitas vezes leva a uma inflação mais alta, De acordo com várias estimativas feitas por economistas, considerando o desenvolvimento regular da economia americana (3–4% ao ano), o número de empregos criados deve ser de pelo menos 150.000 por mês.

Se você prestar atenção aos números das NFP, poderá observar o impacto que os anos de crise tiveram no índice de emprego (o número foi negativo).

2.png

O que mais é publicado com a taxa de desemprego e as NFP?

A economia dos EUA é muito complexa e rica em diferentes estatísticas. Além da taxa de desemprego e das folhas de pagamento não agrícolas, é aconselhável que você preste atenção em vários outros indicadores.

Deixando de lado o cálculo dos diferentes indicadores das NFP para outros grupos (por exemplo, NFP para servidores públicos e NFP para o setor privado), os indicadores mais relevantes são os ganhos médios por hora, a jornada semanal média e a porcentagem da população economicamente ativa.

O crescimento dos ganhos médios por hora leva a um aumento nos gastos dos consumidores, elevando o consumo e, consequentemente, o crescimento econômico. Portanto, esse indicador pode impactar significativamente a situação do mercado.

Como o nome sugere, a jornada semanal média mede a quantidade de horas trabalhadas ao longo de uma semana, em média. Um aumento neste indicador é considerado um sinal de crescimento econômico, enquanto um declínio é indício de prováveis demissões em massa.

A parcela da população economicamente ativa diz respeito ao número de pessoas que têm ou desejam ter uma fonte de renda para se sustentarem. Esses são indivíduos entre 15 e 70 anos que podem estar tanto empregados quanto desempregados.

Consequentemente, o crescimento da população economicamente ativa é, naturalmente, bom para a economia.

O que devo observar para determinar a confiabilidade da previsão das NFP e do índice de desemprego?

Mesmo antes de a taxa de desemprego e as folhas de pagamento não agrícolas serem divulgadas, é publicado nos EUA um conjunto de estatísticas de desemprego que afetam o consenso das previsões. Este artigo irá explicar o que precisamos observar para entender se o consenso das previsões está plausível.

Número de pedidos iniciais de seguro-desemprego e número de pedidos secundários de seguro-desemprego (divulgados todas as quintas-feiras; dados coletados semanalmente)

Estimativa: quanto maior o número de pedidos de seguro-desemprego, pior é a situação do mercado de trabalho. Consequentemente, se o número de pedidos mensais aumentar, dificilmente veremos um cenário positivo para a taxa de desemprego.

Demissões anunciadas da Challenger, Gray & Christmas

Estimativa: quanto mais pessoas são demitidas, maior a taxa de desemprego, o que é uma relação bem clara. Infelizmente, é difícil avaliar qual número de pessoas a serem demitidas é considerado normal e qual está acima da norma. Por isso sugerimos ficar de olho no indicador de surto. Se houver um número considerável de demissões, podemos dizer que é improvável que a taxa de desemprego diminua.

Índice de empregos do Conference Board

Estimativa: quanto maior o índice de anúncios de emprego, menor a taxa de desemprego, mostrando ser sensato acompanhar a dinâmica do indicador. O fato é que o crescimento da taxa de vagas ociosas não se reflete imediatamente no índice de desemprego, pois as etapas de entrevista e contratação demandam certo tempo (um ou dois meses).

Folhas de pagamento não agrícolas da ADP

Estimativa: por ser um dos indicadores mais polêmicos, ele levanta várias dúvidas. Antes de as folhas de pagamento não agrícolas serem divulgadas, uma avaliação preliminar da Automatic Data Processing Inc. (ADP) é lançada no dia anterior ao da publicação (quarta-feira). O relatório é gerado através da avaliação de cerca de 340 mil empresas e 21 milhões de trabalhadores. Porém, infelizmente, os dados do relatório da ADP e do Departamento do Trabalho dos EUA muitas vezes não coincidem.

Conclusão

Saber prever os resultados das folhas de pagamento não agrícolas é uma ferramenta poderosa para a sua análise de mercado.

Experimente operar as publicações das NFP com a FBS.

Teste suas habilidades de negociação

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera