1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. 8 padrões de velas baixistas poderosos
2023-04-03 • Atualizado

8 padrões de velas baixistas poderosos

1_867x488_cover.png

Quando você decide começar a operar, intuição e entendimento geral do mercado costumam não ser suficientes. Também é necessário poder analisar os gráficos de preço e tirar as suas próprias conclusões destes. O gráfico de velas é um dos gráficos mais descritivos.

Os padrões de velas mostram o movimento do preço de um ativo dentro de um certo intervalo de tempo. Via de regra, uma vela mostra quatro preços do ativo: de abertura, de fechamento, máximo (alta) e mínimo (baixa).

2_867x488_candle.png

Existem vários tipos de velas, mas todas indicam movimentos de preço altistas (bullish) ou baixistas (bearish).

O que as velas baixistas nos mostram

As velas baixistas geralmente são pintadas de vermelho nos gráficos de movimento de preço. Ao contrário das velas altistas, que mostram a subida do preço do ativo, os padrões de velas baixistas revelam a gradual descida do preço. Como o reconhecimento dessas tendências no movimento do preço ajuda o trader a identificar o melhor momento para abrir operações de venda, é importante estudar esses padrões para ter sucesso e rentabilidade no trading. Existem oito padrões típicos de velas baixistas, os quais veremos a seguir.

Estrela Cadente (Shooting Star)

A Estrela Cadente é um padrão de reversão baixista, ou seja, um padrão que indica provável mudança na direção do preço. A Estrela Cadente tem corpo curto e pavio superior longo, indicando que uma certa tendência de alta no movimento do preço acabou virando para baixo.

3_867x488_Shooting_Star.png

A Estrela Cadente costuma aparecer no pico de uma tendência de alta, quando o ativo abre em alta e segue operando em alta, mas acaba caindo e fechando perto do preço de abertura. O padrão mostra que, apesar do interesse e da demanda dos compradores, os vendedores conseguiram jogar os preços para baixo.

Exemplo de Estrela Cadente

4_867x488_Shooting_Star_ex.png

Como podemos ver no gráfico, a Estrela Cadente aparece no pico da tendência de alta. Contudo, a rejeição do preço pelos vendedores indica o começo de uma nova tendência de queda. Podemos concluir que a Estrela Cadente é um sinal de que o preço do ativo provavelmente está prestes a cair.

Engolfo Baixista (Bearish Engulfing)

Diferente do padrão anterior, o padrão Engolfo Baixista é formado por duas velas. A primeira vela é altista e mostra que o preço de fechamento é maior que o preço de abertura e que os compradores estão no controle dos preços. Já a segunda vela é baixista e “engole” completamente sua antecessora altista, indicando que, naquele dia, os vendedores venceram os compradores e jogaram o preço para baixo.

Embora este seja um padrão baixista, ele nem sempre significa uma completa reversão do movimento do preço. O preço pode continuar caindo e você pode vender seus ativos a descoberto com segurança, ou eles podem subir e embaralhar as suas operações. Logo, ao tomar uma decisão, não olhe apenas para este padrão. Ao invés disso, observe o cenário mais amplo: o preço do ativo em questão está em uma tendência de alta ou de queda? A resposta vai ajudar a tomar a decisão certa. Se o Engolfo Baixista é formado após uma correção de alta, em uma tendência mais ampla de queda e perto de um grande nível de resistência, o provável é que o sinal de venda seja confiável.

Exemplo de Engolfo Baixista

5_867x488_Bearish_Engulfing_ex.png

Observe neste gráfico como que, após uma leve subida do preço, a vela altista é imediatamente acompanhada por uma vela baixista que “engole” sua antecessora completamente. Este padrão Engolfo Baixista é acompanhado por uma queda imediata no preço, alinhada à tendência geral de baixa observada nos preços do ativo.

Estrela da Noite (Evening Star)

Estrela da Noite é um padrão baixista que indica a possível reversão da tendência de alta do preço. Uma Estrela da Noite típica é formada por 3 velas. A primeira vela é altista e mostra um aumento firme e rápido dos preços. A segunda vela é bem curta, devido à queda na demanda pelo ativo e à subida lenta dos preços. Ao contrário das primeiras duas, a terceira e última vela do padrão é baixista: o preço de abertura do terceiro dia é notavelmente menor que o do segundo dia, e o fechamento é menor ainda. Essa vela indica que, no terceiro dia, os ursos saíram vitoriosos, e os preços consequentemente começam a cair.

A Estrela da Noite é considerada um indicativo bem confiável de continuação da tendência de queda no movimento do preço.

Exemplo de Estrela da Noite

6_867x488_Evening_Star_ex.png

Este gráfico ilustra uma típica Estrela da Noite. O preço do ativo está subindo clara e lentamente. Em seguida, ele dispara de repente, se equilibra e começa a cair repentinamente, sinalizando uma nova tendência de queda no movimento do preço.

Topo de Pinça (Tweezer Top)

O Topo de Pinça é outro padrão baixista de 2 velas. É facilmente identificado no gráfico de preço, pois ambas as velas têm máximas quase idênticas e ocorrem em sucessão. A diferença entre elas é que a primeira vela do par é altista, indicando que os touros conseguiram levantar os preços, e a segunda vela é baixista, mostrando que os ursos rebaixaram os preços.

Este padrão mostra que os preços do ativo atingiram o ponto mais alto possível naquele momento, e que os compradores não estão dispostos a comprar esse ativo por um preço mais alto. O gráfico mostra o começo de uma tendência de queda natural no movimento do preço do ativo em questão.

Exemplo de Topo de Pinça

7_867x488_Tweezer_Top_ex.png

Como podemos ver neste gráfico, o Topo de Pinça é um padrão que acontece perto do topo da tendência de alta, com uma vela baixista acompanhando uma vela altista aproximadamente na mesma altura. Após o Topo de Pinça, o preço começa a cair porque os ursos continuam a exercer a maior influência sobre o ativo.

Cobertura de Nuvens Escuras (Dark Cloud Cover)

8_867x488_Dark_Cloud_Cover.png

A Cobertura de Nuvens Escuras é um padrão de velas baixista capaz de prever a reversão do movimento do preço. É formado por duas velas: uma vela altista e uma vela baixista que abre acima da vela anterior e fecha perto de seu ponto médio. O padrão mostra que os compradores conseguiram levantar os preços no segundo dia, mas no fim os vendedores rapidamente tomaram conta e rebaixaram esses preços.

Apesar do fato de a Cobertura de Nuvens Escuras ser considerada um padrão baixista, ela não é isenta de falhas. Você deve identificar uma tendência de alta bem-definida para ter certeza de que o padrão está de fato prevendo uma queda no movimento do preço.

Exemplo de Cobertura de Nuvens Escuras

9_867x488_Dark_Cloud_Cover_ex.png

O gráfico mostra como que a Cobertura de Nuvens Escuras pode ser interpretada como sinal de queda iminente. É possível observar claramente que os preços do ativo estão em tendência de alta. De repente, a vela altista vem seguida de uma vela baixista que abre acima e fecha no meio da vela anterior. Na sequência do padrão vem uma série de velas baixistas, indicando o começo e a continuação de uma nova tendência de queda.

Velas Encolhidas (Shrinking Candles)

O padrão Velas Encolhidas tem várias velas, cada uma menor que a anterior, resultando em uma reversão no movimento do preço. O motivo disso é o desequilíbrio entre a demanda e a oferta do ativo: quando muitos vendedores querem vender um ativo, sem que haja compradores suficientes, o preço desse ativo sofre uma queda inevitável. As Velas Encolhidas podem ajudar a prever esse resultado, pois a diminuição do tamanho das velas altistas indica queda nos preços.

Exemplo de Velas Encolhidas

10_867x488_Shrinking_Candles_ex.png

Podemos ver no gráfico como que, após a vela altista, aparecem duas velas bem mais curtas, culminando em uma vela baixista com preço de fechamento abaixo da mínima da segunda vela. Isso mostra como que, apesar de todos os esforços para levantar o preço, os vendedores conseguem tomar o controle e mudar a trajetória do movimento do preço.

Homem Enforcado (Hanging Man)

Homem Enforcado é um padrão de velas baixista que indica probabilidade razoavelmente alta de queda no preço. Este padrão é formado por uma vela com corpo curto e pavio longo. O corpo fica no topo do range (alcance) da vela. O padrão pode ser altista ou baixista e geralmente aparece no topo de uma tendência de alta. O Homem Enforcado mostra uma pressão de venda bem notável sobre o ativo, fazendo com que o preço se desloque para baixo. Porém, o Homem Enforcado não é o mais confiável dos indicadores de reversão de preço. É importante buscar outros sinais para corroborar a sua previsão.

Exemplo de Homem Enforcado

11_867x488_Hanging_Man.png

O gráfico ilustra uma firme subida dos preços do ativo, até que uma vela curta com pavio longo aparece de repente no fim da tendência de alta, mudando o rumo do preço e dando início a uma nova tendência de queda. Embora seja importante agir rapidamente quando este padrão é observado, avalie também o cenário mais amplo das mudanças nos preços do ativo.

Três Corvos Negros (Three Black Crows)

Três Corvos Negros é um padrão baixista que indica a possível reversão do movimento do preço. Como o nome sugere, o padrão é formado por três velas baixistas (geralmente de corpo longo) que abrem acima — e fecham bem abaixo — da vela anterior. O padrão mostra que os vendedores conseguiram rebaixar os preços do ativo três vezes seguidas e venceram os compradores.

Este padrão baixista fácil de observar. Mesmo assim, é necessário recorrer a outros indicadores técnicos para confirmar a previsão de queda dos preços.

Exemplo de Três Corvos Negros

12_867x488_Three_Black_Crows.png

O gráfico mostra uma tendência de alta lenta e firme, com velas baixistas em número bem reduzido, espalhadas aqui e ali. E então nos deparamos com três velas baixistas com pavios bem curtos, cada uma fechando bem abaixo da outra. Na sequência, o movimento do preço vira para baixo e mostra que o padrão Três Corvos Negros realmente é um indicador bem confiável de queda.

Padrões de velas: como praticar

No trading, não basta simplesmente saber os nomes dos padrões de velas. Um bom trader também é capaz de identificar os padrões rapidamente e tomar decisões que dão mais lucro com base nesses padrões. É claro que o sucesso na aplicação dos conhecimentos de velas baixistas exige certa prática. Existem várias formas pelas quais o trader novato pode praticar suas habilidades de identificação de velas:

  • estudar dados passados: você pode consultar os gráficos de qualquer data, em qualquer ano, e tentar identificar padrões baixistas para treinar;
  • analisar o mercado: é importante entender quais condições de mercado podem levar a uma reversão no movimento do preço e como que as velas baixistas se formam em tais condições;
  • usar contas demo (contas de teste): se você é novo no trading, o uso da conta demo é indispensável — além de ensinar o básico do trading, essa conta é uma boa oportunidade de treinar a identificação de padrões de velas e saber o que fazer quando eles aparecem.

Conclusões principais

Neste artigo, nós aprendemos que os padrões de velas baixistas são muito úteis para prever os momentos em que o preço do ativo começa a cair. As velas baixistas indicam que, em dado momento, os vendedores estão no controle dos preços do ativo. Assim, reconhecer esses padrões baixistas ajuda o vendedor que procura abrir operações de venda. Para maximizar o seu lucro, procure esses padrões nos gráficos de velas, analise as condições do mercado, e aja o mais rápido possível!

  • 2096

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera