1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Guia para as estratégias de negociação ativa
2023-05-04 • Atualizado

Guia para as estratégias de negociação ativa

Cover_Active _Trading_Strategies_642х361.png

No mercado existem dois times: traders ativos e investidores. Os traders não gostam de esperar muito e preferem um processo constante de compra e venda de ativos financeiros. Os investidores, por sua vez, compram e mantêm instrumentos por anos, optando por uma abordagem mais demorada, porém mais segura.

Atualmente, cada vez mais traders optam por estratégias de negociação ativa para lucrar mais rápido. Vamos descobrir os motivos de tal preferência e as diferenças entre a abordagem de comprar e manter e a abordagem de negociação ativa. A leitura deste artigo facilitará a determinação do tipo de trader ao qual você pertence e a escolha da estratégia mais adequada.

A essência da negociação ativa

A definição de negociação ativa tem a ver com o ato de comprar e vender instrumentos financeiros para lucrar com deslocamentos de preço a curto prazo. Não existe medida de tempo exata para definir a negociação ativa, já que os traders e suas estratégias variam bastante, conforme veremos neste artigo.

Contudo, todos os traders ativos costumam optar por mercados de alta liquidez e timeframes mais curtos. A ideia deles é bater o mercado. Dadas as variações de preço relativamente pequenas que são características no curto prazo, esses traders geralmente abrem posições de grande volume, permitindo entrar e sair da operação com facilidade e usar ordens de vários tipos conforme a situação.

1.png

Negociação ativa x comprar e manter

Em comparação com a negociação ativa, comprar e manter é uma estratégia passiva que pressupõe a abertura de operações por anos ou até mesmo por décadas. Quem adota essa abordagem é chamado de investidor e compra posições por um preço mais baixo, contando com o crescimento a longo prazo do mercado e do preço do ativo. Vale ressaltar que a escolha do instrumento é feita mais pela análise fundamentalista.

A negociação passiva é lenta, mas firme, dispensando a necessidade de acompanhar os gráficos o tempo todo. Contudo, não basta comprar um ativo sem ter uma compreensão profunda do mercado: estudo, pesquisa da empresa em questão e conhecimento do ativo são requisitos para o sucesso dos investimentos. Comprar e manter é uma abordagem tida como mais segura para ganhar dinheiro no mercado, mas por que tantos participantes optam mesmo assim pela negociação ativa?

Em um mundo veloz como o nosso, nem todo mundo tem disposição para passar anos aguardando o rendimento. É por isso que muita gente prefere a negociação ativa a estratégias do tipo comprar e manter. Traders ativos recorrem mais à análise técnica e estão sempre ligados no noticiário econômico e nos gráficos. A aplicação de Stop Loss e Take Profit é necessária para proteger o dinheiro ao fazer a negociação ativa, pois as variações de preço podem acontecer com considerável rapidez. Dessa forma é possível turbinar o seu lucro rapidamente.

Outro motivo comum é a flexibilidade da negociação ativa, que oferece oportunidades de lucro em diferentes cenários do mercado. Em caso de recessão econômica, na qual os preços inevitavelmente caem, quem é investidor não tem opção a não ser esperar a virada do preço. Por outro lado, traders ativos podem tirar proveito desse cenário lucrando não só com tendências de alta, mas também com tendências de queda. A volatilidade é amiga de todo trader ativo, pois é uma vantagem que abre as portas do mercado para o trader em qualquer cenário.

Outro ponto forte da negociação ativa é a liquidez, ou seja, os traders podem sacar seu dinheiro quando quiserem, ao contrário dos investidores, que devem manter suas aplicações por pelo menos um ano (ou até prazos superiores).

Traders ativos conseguem ter lucro em questão de semanas, dias ou até segundos. Tudo depende do tipo de trader e da estratégia escolhida. Vamos dar uma olhada mais aprofundada nas estratégias mais conhecidas de negociação ativa.

2.png

As melhores estratégias de negociação ativa

Em meio à variedade de estratégias existentes, podemos nos concentrar nas quatro estratégias básicas. Também vamos dar conselhos de timeframes adequados para cada tipo.

Day trader

Estratégia de day trading. Este estilo supõe que o trader vai entrar e sair das operações em um mesmo dia. É para quem tem tempo livre suficiente todo dia para analisar o mercado e ajustar a posição às eventuais variações. O day trader deve ter uma estratégia de saída eficiente para fechar as posições com lucro até o fim do dia. Portanto, é melhor escolher os timeframes entre 5 minutos e 1 hora. Os timeframes de 4 horas e diário às vezes se encaixam para analisar o mercado e fechar as ordens antes do encerramento.

Swing trader

Estratégia de swing trading. O swing trader recorre à análise técnica e à fundamentalista e entra com operações mais duradouras, na escala de dias ou algumas semanas. Traders que aderem a este estilo estão dispostos a esperar mais, contando com lucros maiores em cada operação, e usam os timeframes de 1 hora a semanal.

Position trader

Estratégia de position trading. Este estilo pressupõe a entrada com uma operação de longa duração — semanas ou meses — e exige uma profunda compreensão do mercado, bem como da análise técnica e da fundamentalista. Todos os timeframes acima do diário são bons para este estilo.

Scalper

Estratégia de scalping. O scalper toma decisões num piscar de olhos, em questão de minutos ou até mesmo de segundos. Um bom scalper deve ter disciplina e calma, de forma a impedir que o pânico tome conta. O objetivo do scalping é abrir uma posição no horário mais movimentado do dia, operar volumes consideráveis, ganhar com pequenos deslocamentos de preço e então sair imediatamente do mercado. Os melhores timeframes vão de 1 minuto a 15 minutos.

Encontre a sua estratégia, aprenda-a e pratique-a. Quando a estratégia escolhida tiver sido aperfeiçoada, você pode prosseguir para a próxima. Pronto para entrar na negociação ativa? Preparamos algumas dicas para ajudar você no começo de sua jornada.

3.png

Tornando-se um trader ativo

Quem decide aderir à negociação ativa deve saber o motivo e o objetivo. Estes podem variar, mas os mais comuns são independência financeira, aversão ao escritório, autonomia e busca por tempo livre. Defina o seu objetivo e dê o primeiro passo no trading.

Sem entender o mercado e seus processos, é um perigo se envolver na negociação ativa. Prepare-se com teoria e informação, aprenda com exemplos de sucesso e pesquise o mercado e as tendências.

Escolha o seu tipo de trader, monte uma estratégia e escolha um timeframe aceitável para começar a praticar. Também é importante escolher uma corretora de confiança que ofereça condições favoráveis de negociação e ofereça aos traders materiais de instrução e contas de demonstração. Aperfeiçoe suas habilidades e sua estratégia na negociação demo até se sentir seguro para operar em condições reais.

Depois de entrar no mercado real, a sua primeira ordem fechada pode dar um lucro e muita alegria. Mesmo se a primeira ordem acabar em prejuízo, o importante é não desistir. Você sempre pode voltar do real para o demo e vice-versa. Com a abordagem certa, você vai ver os resultados.

A escolha da estratégia de negociação é o passo principal e fundamental no caminho do trader. Combinar estratégias é uma das formas mais conhecidas e rentáveis de fazer a negociação ativa: você pode aplicar um timeframe apropriado a um certo estilo de negociação e lucrar mais rápido.

Leia também

  • 1641

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera