1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Ancoragem no trading
2023-05-29 • Atualizado

Ancoragem no trading

cover (1).png

Às vezes tomamos decisões precipitadas sem pensar. Podemos pensar que temos uma base muito boa para agir, mas acabar tendo resultados decepcionantes. Uma das razões pelas quais isso acontece é a ancoragem. A ancoragem pode afetar nosso processo de tomada de decisão e atrapalhar a percepção de nossas ações.

Neste artigo, você aprenderá sobre o viés de ancoragem, o que o causa, por que ele é perigoso e como você pode evitar que ele influencie seus trades.

O que é ancoragem?

A ancoragem é um viés psicológico que ocorre quando a informação apresentada a uma pessoa é aceita como o principal ponto de referência na tomada de decisões posteriores. Essa informação, ou “âncora”, ofusca qualquer dado adicional que possa surgir posteriormente e influencia a maneira como a pessoa pensa sobre um problema, mesmo que a informação acabe sendo irrelevante nesse caso específico.

O viés de ancoragem é um problema preocupantemente comum no trading. Não é raro que os traders mantenham as posições que estão custando dinheiro se acreditarem que os preços atuais não são justos ou satisfatórios em comparação com os preços que gastaram na aquisição do ativo anteriormente.

Como acontece a ancoragem?

A ancoragem costuma ser usada intencionalmente como uma forma de levar as pessoas a tomarem a decisão que o ofertante deseja que elas tomem. Por exemplo, essa estratégia é amplamente empregada em concessionárias de automóveis quando o preço que o comprador acaba acertando acaba sendo menor do que o preço que o vendedor pediu inicialmente. O comprador sai com a sensação de que fez um bom negócio. Mas na realidade, este foi um movimento premeditado por parte do vendedor. Ao definir o preço inicial mais alto do que o preço real do veículo, o vendedor tira proveito da incapacidade do comprador de analisar criticamente a oferta nas circunstâncias atuais. O comprador acaba optando pela opção que considera mais lucrativa no momento, embora possa perceber posteriormente que poderia ter encontrado uma oferta melhor se tivesse mais informações (visitando outras concessionárias e comparando os preços, por exemplo).

No entanto, a ancoragem também pode acontecer involuntariamente, quando as pessoas subconscientemente tomam a primeira informação disponível para elas como a única fonte verdadeira e confiável para basear sua decisão final. Por exemplo, descobrir que o preço médio de um carro que elas desejam é USD 10.000 pode fazê-las pensar que um preço de USD 8.500 significa que há alguns problemas potenciais subjacentes com ele, fazendo com que elas percam a oportunidade de economizar dinheiro na compra.

1096-03.png

Como o viés de ancoragem afeta o trading e o investimento

Quando se trata de operar ou investir, o viés de ancoragem pode realmente enganar as pessoas. Isso pode fazer com que um trader ou investidor tome uma decisão financeira errada, comprando um ativo por mais do que realmente vale ou vendendo por menos do que seria possível. A ancoragem é uma das principais razões por trás de más decisões financeiras por parte de traders e investidores.

Por exemplo, se você comprou ações por USD 100 sem pesquisar os fundamentos do mercado, como o potencial da taxa de crescimento da empresa, faturamento etc., talvez não consiga vendê-las por muito mais ou nem consiga ganhar nada. Se o preço dessas ações vai abaixo de USD 100 e segue em queda, você pode se sentir relutante em abrir mão da operação e continuar com ela em aberto, esperando que o preço volte a subir. No entanto, o preço inicial de USD 100 também pode ter sido um erro. Sem saber disso, você se deixou ser ancorado no primeiro preço que viu e supervalorizou sua compra. Isso acontece com muitas pessoas que trabalham no mercado financeiro, mas isso não significa que eles estejam cientes dessas âncoras que os impedem de fazer negócios bem-sucedidos.

Preços históricos, índices financeiros, volume de vendas e linhas d'água estão entre as âncoras mais comuns. Usá-las como ponto focal de referência para a tomada de decisões financeiras pode levar a uma eventual decepção.

Causas do viés de ancoragem no trading

Existem várias razões pelas quais a ancoragem cria tantos problemas para os traders. Aqui estão as principais causas que fazem os traders insistirem em posições perdedoras, seja consciente ou inconscientemente.

Falta de experiência

Quando os iniciantes dão os primeiros passos no caminho da negociação, eles podem se sentir sobrecarregados com todas as informações que precisam acompanhar. Leva tempo para aprender a interpretar e avaliar os dados de mercado. É por isso que é tão tentador apenas tomar decisões com base nas primeiras informações que recebem. No entanto, se isso é relevante ou não é outra questão.

Viés de confirmação

Todo mundo tem suas próprias opiniões e crenças. É por isso que muitos traders tendem a acreditar nas informações que estão de acordo com suas expectativas atuais do mercado. Quando isso acontece, é difícil avaliar objetivamente as informações, especialmente quando há dados que contradizem as opiniões e preferências do trader. Isso faz com que ele facilmente aceite a âncora e tome decisões que mais tarde podem trazer resultados decepcionantes.

Apegos emocionais

Não é raro que os traders se apeguem aos seus trades. Eles começam a “torcer” pelas operações, esperando que o preço se mova na direção favorável. No entanto, o apego emocional às posições significa que esses traders perdem a capacidade de analisar objetivamente o mercado e tomar as melhores decisões sobre os ativos em sua posse.

Pouca pesquisa

Outra maneira de cair na armadilha da ancoragem é basear todas as decisões de negociação em estimativas médias ou na opinião de um analista. Com o trading, é preciso pesquisar um tema a partir de várias perspectivas e ouvir opiniões diferentes. Obter informações de apenas uma fonte — sobretudo de estimativas médias do valor — pode impedir que você considere outras circunstâncias que podem influenciar seus negócios.

1096-02.png

Como evitar o viés de ancoragem no trading

A ancoragem pode ser perigosa tanto para traders quanto para investidores porque os leva a basear sua conduta na primeira informação que conseguem vislumbrar no mercado.

Para evitar o viés de ancoragem na negociação ou no investimento, você deve considerar o uso das seguintes estratégias:

  • Acompanhe as notícias. Acompanhar as notícias do mercado pode ajudar a evitar a ancoragem em informações desatualizadas. Com a FBS, você pode saber das últimas notícias do trading mais rapidamente do que em qualquer outro lugar e navegar melhor pelas constantes mudanças no mercado financeiro.
  • Concentre-se em resultados de longo prazo. É fácil se ancorar no preço atual quando tudo o que você pensa é no ganho de curto prazo. No entanto, quando você se concentra em resultados de longo prazo, é mais provável que leve em consideração quaisquer flutuações de preço em potencial que possam ocorrer no mercado.
  • Desenvolva uma estratégia. Uma estratégia de negociação bem desenvolvida pode fornecer um conjunto de regras e diretrizes que podem ajudá-lo a evitar a ancoragem. Com um sistema definido, é menos provável que você seja vítima de suas emoções e mais provável que conserve a objetividade ao tomar decisões.
  • Verifique várias fontes. Ouvir opiniões diferentes de várias fontes pode ajudá-lo a evitar a ancoragem e a permanecer imparcial ao abrir novas operações.
  • Mantenha-se concentrado. Manter-se concentrado e atento aos seus pensamentos pode evitar que você caia em âncoras ou seja vítima de outro viés cognitivo. Você pode tentar meditar para libertar sua mente das emoções e aliviar o estresse.

Como usar o viés de ancoragem a seu favor?

Existe uma maneira de usar a ancoragem favoravelmente. Se você está vendendo algo ou negociando um salário para um novo emprego, pode estabelecer um preço mais alto primeiro. Isso criará uma âncora na mente da outra pessoa, de modo que sua próxima oferta soará como uma barganha para ela.

Conclusão

A ancoragem pode ser muito destrutiva quando se trata de trading. Aprender a lidar com seu viés e usar diferentes fontes de informação pode ajudá-lo a se tornar um trader mais bem-sucedido e a entender melhor o mercado.

  • 1065

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera