1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Guia definitivo do trading automatizado de criptomoedas
2023-11-17 • Atualizado

Guia definitivo do trading automatizado de criptomoedas

cover.png

A negociação de criptomoedas começou no início da década de 2010 e vem ganhando cada vez mais alcance desde então. Atualmente, o mercado de criptos possui milhares de criptomoedas em circulação e cerca de 300 milhões de usuários em todo o mundo. O trading de criptomoedas já é considerado uma das formas mais lucrativas de ganhar dinheiro como trader. Portanto, não é de se espantar que haja tantos operadores dispostos a ganhar com os movimentos de preços de curto prazo no mercado de criptos.

No entanto, nem todo mundo tem o tempo e os recursos necessários para participar do trading de criptomoedas de forma consistente. Por sorte, é aí que o trading automatizado de criptos pode ser útil. Neste artigo, você aprenderá o que é a negociação automatizada de criptomoedas, como ela funciona, as vantagens e desvantagens da automação e como usá-la para ampliar seus lucros.

O que é o trading automatizado de criptomoedas?

O trading automatizado de criptomoedas é um estilo de negociação que envolve a utilização de um software especializado (bots de trading) para comprar e vender criptomoedas automaticamente quando certas condições são satisfeitas. Os bots (robôs) de trading de criptomoedas permitem que os operadores aproveitem os movimentos de preços sem precisar monitorar o mercado por conta própria.

Quando você opera sem usar nenhum programa automatizado, você acaba fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, como: observar os gráficos, analisar os dados, usar várias ferramentas e indicadores para encontrar as melhores oportunidades para entrar no mercado, calcular o risco potencial, colocar ordens de compra ou venda, etc. Pode ser bem estressante cuidar de tudo isso ao mesmo tempo. É comum que traders de todos os níveis de proficiência percam o foco e deixem uma informação importante escapar, a qual pode afetar o sucesso de um trade.

No entanto, os bots de negociação de criptomoedas são imunes a esse problema. Eles podem automaticamente (e muito mais rapidamente) reunir e analisar os dados necessários e abrir e fechar posições, desde que os requisitos inseridos anteriormente sejam atendidos. O software de trading automatizado faz com que os operadores poupem muito tempo, energia e lucro a um custo relativamente baixo.

Como o trading automatizado de criptomoedas funciona?

O software de trading automatizado de criptomoedas é baseado em algoritmos. Os algoritmos contêm um conjunto de instruções e regras destinadas a resolver um problema. Considerando que a negociação consiste em esperar o cumprimento de certas condições, todo o processo pode ser automatizado através da criação de algoritmos, os quais conseguem analisar o mercado e realizar trades quando as condições estão de acordo com as regras algorítmicas.

Existem muitas variações e tipos de programas de trading automatizado. Primeiro, você mesmo pode configurar um expert advisor (robô trader, ou simplesmente EA). Este software analisa o mercado conforme as configurações que você definiu e fornece sinais de negociação. Por exemplo, um EA pode observar o oscilador RSI e lhe enviar um sinal de compra sempre que ele atingir a zona de "sobrevendido". Outro recurso que você pode usar é um bot que opera enquanto você está ocupado com outras tarefas. O bot procura por oportunidades de trading, abre e fecha posições e gerencia riscos.

Bots de trading são aplicativos externos e não são integrados às plataformas de câmbio como um recurso padrão. Existem várias maneiras de integrar um software de trading automatizado às plataformas, mas quando se trata de bots de negociação de criptomoedas, os mais relevantes são as Interfaces de Programação de Aplicação (API) e as plataformas de negociação descentralizadas.

  • O API trading envolve o uso de software específico (API) como intermediário entre bots de trading e plataformas de câmbio. As APIs permitem que diferentes aplicativos interajam entre si. Quando se trata de trading, as APIs conectam a conta do operador aos bots de trading de criptomoedas, o que lhes permite analisar o mercado e colocar ordens em seu nome.
  • As plataformas de negociação descentralizadas permitem que os traders de criptos operem diretamente sem precisar de terceiros, fornecendo a maneira mais segura de integrar o software de trading automatizado de criptomoedas. As plataformas de negociação descentralizadas são baseadas na tecnologia blockchain, que armazena os chamados contratos inteligentes (smart contracts). Contratos inteligentes são programas que contêm instruções para colocar ordens de trading. Assim que todas as condições especificadas em um contrato inteligente forem atendidas, a blockchain processará e executará a transação. A falta de terceiros presentes no processo torna os bots de trading que utilizam essa tecnologia mais seguros, além de proteger as contas de negociação de intervenções não autorizadas.

O que exatamente os bots de trading fazem?

Independentemente da forma como um software de trading automatizado é integrado na plataforma de negociação, os bots de trading tratam da mesma lista de processos:

  • análise de dados de mercado: para realizar trades bem-sucedidos, os operadores precisam analisar os dados do mercado, e os bots de negociação também podem se encarregar disso. Eles extraem as informações necessárias muito mais rapidamente do que os seres humanos conseguiriam fazer manualmente e, em seguida, usam os dados processados e os indicadores de análise técnica para prever o movimento futuro do mercado e encontrar os potenciais pontos de entrada;
  • alocação de riscos: outra função que os bots de trading possuem é identificar maneiras de redistribuir o capital entre diferentes posições e investimentos abertos, de acordo com as instruções deixadas pelo titular da conta Crypto;
  • execução de trades: uma vez que o programa tenha identificado possíveis pontos de entrada e saída, ele pode colocar ordens de compra ou venda no mercado. A maioria dos bots de negociação se concentra em comprar na baixa e vender na alta dentro de uma faixa de preço predeterminada, mas também é possível usar bots que ganham com as variações de preço entre duas exchanges diferentes (chamados bots de arbitragem).

Vantagens do trading automatizado de criptomoedas

Não demorou muito para que os bots de trading automatizado assumissem o controle do mercado de criptomoedas e se tornassem mais populares do que o trading manual. Na verdade, até mesmo traders que não operam criptos aderiram à tendência e começaram a usar bots de trading para ampliar os lucros de suas operações. E há muitas razões pelas quais a negociação automatizada ganhou tanta atenção positiva dos traders. Vamos analisá-las:

Eficiência

Como já mencionamos, o trading é uma atividade que exige lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. Os bots de trading podem realizar muitas atividades associadas à negociação, desde a coleta de dados sobre as condições atuais do mercado até o cálculo da direção potencial dos preços, bem como a execução de trades. Bots de negociação também completam essas tarefas muito mais rapidamente do que os humanos, o que significa que eles são capazes de executar uma operação de forma mais veloz e sem atrasos.

Os bots de trading, ao contrário dos humanos, não se cansam e podem funcionar 24h. O risco de erros de cálculo também é praticamente inexistente (a menos que os dados introduzidos no software estejam incorretos).

Imunidade a emoções

As emoções são reações neurofisiológicas complexas que os humanos sentem ao longo de suas vidas. As emoções são naturais e necessárias para nós, pois nos ajudam a processar o mundo ao nosso redor e a tomar decisões com base no que sentimos. No entanto, no trading, as emoções muitas vezes dificultam o processo, em vez de ajudar. Muitos operadores se apegam aos seus trades, torcendo para que o mercado acabe se movendo na direção que eles desejam. Mas esses apegos emocionais trazem muito mais contras do que prós, fazendo com que os traders percam boas oportunidades de negociação ou até mesmo dinheiro.

Felizmente, as emoções (ou a falta delas) também são uma das principais diferenças entre humanos e máquinas. Bots de trading não se apegam a posições abertas. Eles seguem, com um olhar clínico, o conjunto estabelecido de regras e instruções, e quando o mercado ultrapassa um certo ponto, eles fecham o trade sem a hesitação muitas vezes manifestada por traders humanos.

Diversificação

Se você deseja minimizar os riscos da sua carteira de trading ou investimentos, pode tentar diversificá-la investindo seu dinheiro em uma variedade de ativos diferentes ao mesmo tempo. Isso permite que você proteja seu capital se uma de suas posições ou investimentos abertos não tiver sucesso. No entanto, se já é difícil acompanhar um mercado, imagine vários. Por isso muitos traders e investidores não aproveitam esta oportunidade.

Este é outro fator em que os bots de negociação podem ajudá-lo. Eles podem monitorar várias contas de negociação e aplicar diferentes estratégias a diferentes mercados. Quando uma posição começa a ir mal, eles conseguem detectá-la rapidamente e realocar dinheiro para diferentes trades, ou abrir novos. A negociação automatizada permite que você aproveite as oportunidades de trading em vários mercados, tudo isso sem ter que suportar o estresse de tentar conciliar várias posições ao mesmo tempo.

1287-02.png

Desvantagens do trading automatizado de criptomoedas

Claro, nada pode ser 100% perfeito, então ainda existem algumas desvantagens que os traders devem ponderar antes de usar um software de negociação automatizada de criptomoedas.

Custos de manutenção

Os bots de trading não são gratuitos, e embora o lucro a longo prazo compense quaisquer custos de manutenção, você ainda deve ficar atento a eles ao desenvolver seu plano de negociação. Além do mais, alguns traders preferem construir seu próprio sistema a partir do zero; isso pode ser mais seguro, mas é muito mais caro de ser configurado, excedendo todos os lucros que o sistema pode lhe trazer. As despesas adicionais também devem ser contabilizadas, como o custo de um servidor privado virtual (VPS), para garantir um trading ininterrupto que funcione 24h.

Falta de flexibilidade

Os bots de trading são feitos para seguir um conjunto predeterminado de instruções, o que os torna inúteis em mercados altamente voláteis, em que os preços se movem de forma muito rápida e imprevisível para que qualquer programa consiga acompanhar. Nestes casos, é melhor mudar para o trading manual e utilizar uma estratégia voltada para a psicologia, de modo a ganhar com a volatilidade do mercado.

Falha operacional

Sistemas de negociação automatizada podem operar 24h. Entretanto, eles não estão protegidos de interrupções na conexão com a internet ou de quedas de energia. Você, como trader, deve assumir o controle caso esses eventos ocorram, para corrigir rapidamente quaisquer erros que seu bot possa enfrentar.

Estratégias com o trading automatizado de criptomoedas

Há uma variedade de estratégias de trading diferentes que você pode aplicar ao seu sistema de negociação automatizada de criptomoedas. Todavia, antes de implementar uma estratégia, é fundamental realizar um backtest com ela. O backtesting mostra se uma estratégia é sólida ou não, utilizando dados históricos para testá-la. Se, ao final do backtesting, a estratégia gerar mais lucros do que prejuízos, ela poderá ser utilizada no mercado real.

No que diz respeito a quais estratégias usar com sistemas de trading automatizados de criptomoedas, aqui estão algumas das mais populares que você pode incorporar à sua negociação:

  • Grid trading. O grid trading (trading de grade) se refere a uma estratégia de bot de negociação que escolhe vários níveis de preços para executar ordens de trades. Assim que o preço atingir um dos níveis, o bot abre uma posição automaticamente. Cada ordem de compra tem uma ordem de venda correspondente colocada alguns níveis acima, assemelhando-se a uma grade. Esta estratégia é bastante simples e apresenta bons resultados em mercados com volatilidade normal.
  • Trading de arbitragem. Os bots de trading de arbitragem monitoram duas exchanges diferentes e lucram com as diferenças de preços entre elas. Esta estratégia implica na realização de trades ultrarrápidos e de altíssima frequência (às vezes com duração de apenas uma fração de segundo), e geralmente está associada a um baixo risco, embora ainda exista o perigo da derrapagem (slippage), a qual acontece quando a operação é executada a um preço diferente do preço solicitado devido à volatilidade do mercado.
  • Trading de impulso. Esta estratégia de negociação se resume a operar dentro da tendência atual do mercado. Os bots de trading coletam dados sobre o volume de criptomoedas negociadas, sobre a volatilidade do mercado e sobre o período da tendência para identificar sua força e direção. Então, se os dados indicarem que a tendência não perdeu o impulso (momentum) e ainda está se movendo na mesma direção, os bots colocarão novos trades até que o impulso desapareça.
  • Trading de reversão à média. A estratégia de reversão à média se baseia na ideia de que o preço de um ativo sempre voltará para uma tendência estável subjacente. Isso ocorre após um período de volatilidade do mercado ou de flutuações de preços relevantes. Esta estratégia visa capitalizar as variações extremas e de longo prazo do preço de um ativo, com o pressuposto de que ele voltará à tendência anterior. Os bots de trading conseguem calcular essa tendência e planejar suas operações em torno dela, ao mesmo tempo em que contabilizam como o movimento atual do mercado pode afetar a tendência subjacente da média.

Conhecer essas estratégias pode ajudá-lo a entender melhor como funcionam os sistemas de trading automatizado e o que eles são realmente capazes de fazer.

Conclusão

Apesar de algumas imperfeições, o trading automatizado de criptomoedas é uma ótima alternativa à negociação manual. Os bots de trading são incrivelmente eficientes e confiáveis e podem ajudar você a alcançar resultados que jamais pensaria que fossem possíveis e a ampliar seus lucros operacionais.

Se você deseja automatizar sua negociação de criptomoedas com a FBS, pode usar a MetaTrader 5 para isso. A MT5 oferece um EA e tem compatibilidade com bots de trading. Além disso, você pode configurar seu próprio VPS. Esta é uma ferramenta especial que lhe permite permanecer on-line sem interrupções, mesmo que não tenha uma conexão de internet estável. Isso é obrigatório para o trading automatizado, pois é fundamental conseguir se conectar perfeitamente à plataforma e enviar sinais rápidos para ter trades lucrativos.

  • 1539

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera