1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como operar o padrão Megafone?
2023-05-26 • Atualizado

Como operar o padrão Megafone?

CREATIVE-434 How to Trade Megaphone Patterns__1200x675_1_cover.png

O que é um padrão Megafone?

Um padrão Megafone é um padrão gráfico que ocorre quando o movimento de preços se torna volátil. Ele consiste em pelo menos duas máximas (highs) mais altas e duas mínimas (lows) mais baixas formadas a partir de cinco oscilações (swings) diferentes. Cada oscilação é maior do que a anterior, e as máximas mais altas e mínimas mais baixas podem ser conectadas por duas linhas de tendência divergentes que se assemelham à forma de um megafone, dando o nome ao padrão.

Você normalmente consegue ver esse padrão nas máximas ou mínimas de um mercado. Isso mostra que os traders não estão confiantes sobre a direção do mercado e tentam entrar ou sair dos trades na primeira oportunidade, fazendo com que oscilações maiores se formem.

1.1.png

Neste artigo, você aprenderá sobre as maneiras de identificar um padrão Megafone, se ele é de alta (bullish) ou de baixa (bearish), suas principais características e como operar o padrão Megafone após identificá-lo em um gráfico.

Conclusões principais:

  • Os padrões Megafone ocorrem em períodos voláteis, quando touros e ursos estão lutando para controlar o mercado.
  • Ele consiste em cinco swings que formam pelo menos duas máximas mais altas e duas mínimas mais baixas. Se as linhas de tendência traçadas através das máximas mais altas e das mínimas mais baixas divergirem, então o padrão em questão é do tipo Megafone.
  • Os padrões Megafone podem ser bullish ou bearish, mas é impossível dizer com certeza qual padrão é até que o preço se feche fora dele, confirmando o início de uma nova tendência ou uma continuação da anterior.
  • Os traders podem usar padrões Megafone em diferentes estratégias de trading, dependendo de seu estilo de negociação preferido e se o padrão é falho ou não.

Como identificar um padrão Megafone?

Como já mencionado, um padrão Megafone consiste em cinco oscilações que formam máximas mais altas e mínimas mais baixas. Se você observar um preço se movendo em swings semelhantes dentro de uma amplitude cada vez mais larga, pode verificar se é realmente um padrão gráfico Megafone desenhando duas linhas de tendência: uma através das máximas mais altas e outra através das mínimas mais baixas. Se as linhas de tendência divergem em direções opostas, então você com certeza está lidando com um padrão Megafone.

2.png

Outra informação que você deve saber é quando e por que um padrão Megafone pode aparecer em um gráfico. Os padrões Megafone ocorrem quando um mercado está passando por um período de volatilidade, não indicando uma tendência de preço específica. Em vez disso, ele nos diz que os traders não conseguem chegar a um acordo sobre o preço do ativo. Eles cedem às suas emoções e começam a comprar quando o preço parece estar baixo e a vender quando parece alto. Essas oscilações impedem que o preço siga uma tendência específica, o que causa mais indecisão entre os traders.

Naturalmente, mesmo esses períodos de volatilidade chegam ao fim, então existem boas estratégias que permitem que os traders mais equilibrados usem um padrão Megafone a seu favor. O mais importante para eles é manter a calma e não deixar o pânico ditar suas decisões.

Um padrão Megafone é de alta ou de baixa?

Um padrão Megafone pode ser tanto de alta quanto de baixa, dependendo de onde ele se formou no gráfico. É por isso que os padrões Megafone são normalmente divididos em um Megafone de topo (Megaphone top) e um Megafone de fundo (Megaphone bottom).

3.3.png

  • O Megafone de topo é um padrão Megafone bearish que indica uma possível reversão de uma tendência de alta para uma tendência de baixa ou uma continuação de uma tendência de baixa. Geralmente, um Megafone de topo consiste em três máximas mais altas e duas mínimas mais baixas. O padrão é dado como completo quando o preço rompe a linha de tendência traçada através dos seus fundos. Se isso acontecer, há uma possibilidade muito alta de que o mercado comece a se mover em uma nova tendência descendente.
  • O Megafone de fundo é considerado menos comum do que sua contraparte baixista. Oposto a um Megafone de topo, um Megafone de fundo é um padrão Megafone bullish que ocorre antes de uma potencial reversão de uma tendência de baixa para uma tendência de alta ou que indica uma continuação de uma tendência de alta. Esse padrão tende a incluir três mínimas mais baixas e duas máximas mais altas. Após a terceira mínima, o preço geralmente se move para cima e rompe a linha de tendência traçada através das máximas, sinalizando o encerramento do padrão e o início de uma nova tendência de alta.

No entanto, é impossível dizer se esses padrões Megafone precedem a reversão ou a continuação de uma tendência. Para descobrir a direção da tendência futura com maior certeza, é melhor esperar até que o preço rompa a linha de suporte ou resistência e o padrão seja confirmado. Só então é seguro entrar em uma posição.

O que é uma formação de Alargamento?

Uma formação de Alargamento é outro nome para o que agora conhecemos como padrão Megafone. As formações de Alargamento podem ser de alta (Alargamento de fundo) ou de baixa (Alargamento de topo) e geralmente indicam uma potencial reversão de tendência.

Porém, se analisarmos de maneira geral, as formações de Alargamento são mais famosas por serem indicadores de volatilidade. Elas começam a se formar quando um mercado está passando por um período de maior risco. Isso acontece porque os traders não sabem ao certo para onde o preço pode se mover em seguida e, portanto, este permanece oscilando entre subidas e quedas.

As formações de Alargamento também ocorrem com frequência durante o período de divulgação de resultados, quando as empresas começam a relatar seus balanços trimestrais. Dependendo se uma empresa teve sucesso ou não, os traders terão diferentes reações otimistas ou pessimistas, o que afeta o movimento dos preços e pode levar à formação de um padrão Megafone.

Características de um padrão de trading Megafone

Como agora sabemos o que é um padrão Megafone, vamos estudar seus principais parâmetros em maior detalhe.

Volume

O primeiro parâmetro de um padrão Megafone em que você deve prestar atenção é o volume. Como já deve saber, o volume é um indicador técnico que representa a quantidade total de um ativo que foi negociada durante um determinado período. O volume mostra o quão participativos os traders estão no mercado e se o ativo em questão está ou não em demanda atualmente. Ele também é usado pelos traders para confirmar a continuação ou a reversão de uma tendência. Portanto, como pode ver, o volume pode fornecer muitas informações sobre a situação atual do mercado.

Quando se trata de volume, ele auxilia os traders a reconhecer um padrão Megafone em um gráfico. Os operadores podem observar que o volume aumenta junto com o preço dentro do padrão Megafone. Você também pode notar que o volume geralmente aumenta e permanece alto quando o padrão é formado. No entanto, o volume não indica uma potencial reversão ou continuação da tendência anterior, pois nada parece fora do comum quando uma delas ocorre.

Comportamento subjacente

O próximo aspecto que vamos observar é o comportamento subjacente. Como aprendemos, um padrão Megafone ocorre quando os traders estão tentando obter o controle do ativo. Os touros continuam comprando e impulsionando o preço do ativo para cima, enquanto os ursos, por outro lado, tentam neutralizar esse desenvolvimento e vender o ativo enquanto o preço está alto, levando-o cada vez mais baixo. As oscilações de preços continuam formando novas máximas e mínimas, e se você desenhar duas linhas de tendência através desses pontos, notará que as linhas divergem entre si. Como regra geral, estas incertezas e tensões crescentes geralmente terminam com uma das partes se abstendo de tomar medidas e a outra parte dominando o mercado. O padrão termina com a tendência se movendo na direção do lado vencedor, continuando ou revertendo a tendência anterior.

Como operar padrões Megafone

Apesar de sua natureza incerta, os padrões Megafone oferecem muitas oportunidades de trading. Os traders de Megafone podem ser incorporados em diversas estratégias, dependendo de seus estilos de negociação.

Trades de rompimento

A primeira maneira de operar um padrão Megafone é operando rompimentos (breakouts). Um rompimento acontece quando o preço ultrapassa uma das linhas de tendência e se fecha fora do padrão. Eles podem ser de alta ou de baixa, e os traders os consideram como a confirmação de um padrão e a direção da tendência seguinte.

Operar rompimentos significa esperar até que o preço se feche fora do padrão, confirmar a conclusão do Megafone e abrir um trade quando a direção dos preços estiver clara. Observe que é melhor esperar um pouco para ver se o rompimento falha antes de tomar uma decisão.

4.png

Quando se trata de alvo mínimo, a estratégia mais comum é medir a distância entre a máxima mais alta e a mínima mais baixa do padrão, desenhar uma linha de mesma distância do ponto de rompimento na direção da nova tendência e, em seguida, colocar o alvo mínimo em 60% do comprimento da linha resultante.

Quanto ao Stop Loss (Perda Máxima), a regra geral é traçar uma linha através do segundo Ponto de Pivô de Alta (para uma tendência bullish) ou Ponto de Pivô de Baixa (para uma tendência bearish) e colocar uma ordem Stop Loss neste nível.

Swing trades

Como os padrões Megafone são formados por várias oscilações, este é um bom padrão para se fazer swing trade. Os swing traders lucram com os mercados voláteis, usando a indecisão da maioria dos traders a seu favor. No caso de padrões Megafone, os swing traders podem tentar operar dentro do padrão, comprando quando o preço atingir uma nova mínima mais baixa e vendendo quando registrar uma nova máxima mais alta. Isso geralmente exige que eles esperem pela confirmação de que o preço não rompeu uma das linhas de tendência.

Mas também é possível operar swings dentro do padrão. Tudo o que você precisa fazer é usar as linhas horizontais formadas pelos topos e fundos do padrão, bem como a linha de pivô. Além disso, também é possível usar os níveis de retração de Fibonacci para encontrar potenciais linhas de suporte e resistência, para assim operar dentro do padrão Megafone.

5.png

Falhas

Assim como qualquer outro padrão, um padrão gráfico Megafone pode falhar em romper. Apesar disso, ainda é possível operá-lo, embora seja importante identificar a falha corretamente. Na verdade, isso é muito fácil, pois um padrão Megafone é considerado falho se o preço não romper uma das linhas de tendência após a quinta oscilação. Portanto, se você observar esse padrão em um mercado de alta (bull market), por exemplo, e notar que o preço dá um rebote na linha de tendência após a quinta oscilação, considere entrar vendido (short) quando o preço cair abaixo do nível de suporte mais próximo.

6.png

Nesse caso, você pode usar os níveis formados pelo Ponto de Pivô 4 como seu primeiro alvo de trading e colocar o segundo alvo em potencial na linha de tendência mais baixa do padrão. Quanto à ordem Stop Loss, você pode colocar uma no nível em que o preço não conseguiu romper para fora do padrão após a quinta oscilação. Você também pode aplicar a relação risco/retorno de acordo com sua própria estratégia de trading.

Moral da história

Neste artigo, aprendemos sobre o padrão gráfico Megafone. Ele ocorre quando o mercado está passando por um período volátil e os traders não conseguem decidir qual deve ser o preço real do ativo em questão.

Os padrões Megafone podem ser de alta e de baixa, mas é difícil prever a direção dos preços e encontrar os melhores pontos de entrada e saída sem usar indicadores adicionais e ferramentas de análise técnica.

  • 5075

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera