1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Psicologia do trader: o que fazer quando os lucros não crescem regularmente?
2023-08-16 • Atualizado

Psicologia do trader: o que fazer quando os lucros não crescem regularmente?

cover.png

A estabilidade mental do trader é um fator crucial no processo de tomada de decisão e no crescimento do lucro. Este artigo mapeia o significado da psicologia do trading, os problemas de mentalidade de negociação mais comuns e conselhos sobre como superá-los e pensar como um trader vencedor.

Psicologia do trading

A psicologia do trading é uma combinação das reações dos traders a todos os eventos do mercado e outros fatores que afetam a negociação. É a condição psicológica do trader que determina suas decisões de negociação e a melhoria na carreira de trading de forma geral. Como mostra a prática, a conquista do sucesso não decorre de uma inteligência excepcional, e sim de fatores psicológicos como paciência, perseverança, disciplina e um estado de espírito saudável.

Traders diferentes podem ver uma mesma situação de formas diferentes. Por exemplo, com uma queda acentuada no preço das ações, alguns entram em pânico e vendem os ativos, enquanto outros preferem comprar essas ações a um valor baixo, confiantes de que o preço subirá novamente. Assim, existem vários tipos psicológicos de traders:

  • Os traders impulsivos atuam sem um plano bem desenvolvido. Eles tomam decisões rapidamente, desconsiderando as consequências, estando assim sujeitos a negociações baseadas em emoção, com perdas potencialmente significativas.
  • Traders cuidadosos analisam de forma abrangente a situação do mercado e sua posição financeira antes de entrar na operação. Esse perfil de trader geralmente é emocionalmente estável e possui um bom plano de autogestão. No entanto, traders assim às vezes abrem mão de uma atitude que pode ser rentável: arriscar.
  • Os traders práticos são capazes tanto de arriscar quanto de exercer cautela. Eles sabem tudo sobre gerenciamento de risco e agem com confiança em suas negociações.

Você provavelmente se reconheceu em um dos tipos psicológicos de traders e pode refletir um pouco sobre a conexão entre esse tipo e seus resultados de negociação.

Sem dúvida, a psicologia do trading é um elemento importante. Somente o controle total das atitudes do trader leva a retornos estáveis, superando a dependência de rentabilidades e perdas meramente ocasionais. No entanto, nem todo trader consegue controlar suas emoções e manter uma atitude positiva. Então, a seguir, vamos falar sobre os problemas psicológicos da negociação que prejudicam seu trabalho e não permitem que você tenha retornos estáveis.

Por que os lucros não crescem regularmente: problemas psicológicos na negociação

CREATIVE-2342_1200x675_illustration2 (1).png

Todos os traders são diferentes, mas as questões psicológicas são as mesmas porque somos todos seres humanos com uma certa estrutura corporal e sistema nervoso. Todos nós vivemos em sociedade e obedecemos às leis. É por isso que podemos destacar os problemas de mentalidade mais comuns na negociação e responder por que os lucros não crescem regularmente.

Reforço aleatório

Às vezes, os traders amadores se encontram em uma sequência paradoxal de vitórias, enquanto os traders experientes sofrem várias falhas consecutivas. Apesar de tais situações serem questão de sorte, esses traders passam a acreditar em sua habilidade ou vice-versa, caindo na armadilha do reforço aleatório.

O reforço aleatório é um fenômeno psicológico destrutivo amplamente difundido entre os traders. O reforço aleatório cria no trader uma ideia equivocada de suas capacidades, confundindo a mente e dando origem a um excesso de confiança ou, no caso oposto, uma extrema falta de autoconfiança. O problema é que os iniciantes podem decidir que encontraram uma maneira fácil de obter lucro, enquanto os profissionais podem duvidar de suas habilidades, plano de trading e conhecimento de negociação em geral.

Medo de ficar de fora (FOMO)

Temos certeza que todo trader conhece bem o FOMO. O medo de ficar de fora de uma negociação lucrativa é um problema psicológico comum que afeta traders em todo o mundo. Guiados por influenciadores de trading em redes sociais, notícias e instintos de manada, os traders ficam obcecados com a ideia de altos lucros, e é aí que começa a negociação por pânico. Negociar pela motivação do FOMO elimina a razão e a sensatez. Os traders deixam de lado suas estratégias de trading, planos de gerenciamento de risco e disciplina para ir em busca de riquezas incalculáveis. Essa negociação caótica leva a perdas e confusões inevitáveis.

Trading de vingança

Este tipo de negociação é bastante prejudicial e agrava a situação financeira do trader. Vamos imaginar que um trader teve uma semana tranquila e obteve bons retornos estáveis. No entanto, no final da semana, ele perde repentinamente tudo o que ganhou e mais um pouco. A reação seguinte é um sentimento de vingança. Estranhamente, a vingança é direcionada ao mercado. Assim, o trader busca recuperar seus fundos o mais rápido possível e enlouquece realizando muitas operações, e geralmente faz isso cometendo uma série de erros imperdoáveis.

Falta de disciplina

Um trader disciplinado pode determinar os pontos de entrada e saída do mercado. É crucial abrir e fechar posições na hora certa. Fechar uma posição é ainda mais complicado. Para sair do mercado com um lucro satisfatório, você não nem deve ficar fora do mercado, nem se ater cegamente ao cronograma definido inicialmente. É uma questão delicada.

A falta de disciplina causa emoções descontroladas. Por exemplo: se o preço se move de acordo com a tendência de alta, o provável é que o trader indisciplinado feche a posição muito cedo, logo quando o primeiro movimento de tendência de baixa acontece. Isso é questionável, pois seria mais lógico esperar por sinais confiáveis de reversão do mercado e então realizar o lucro.

Consequentemente, a recorrência de lucros escassos nas operações gera perdas de rentabilidade que são difíceis de recuperar.

Trading com mentalidade de aposta

Embora a negociação seja questão de planejamento, disciplina rígida e aprendizado constante, alguns traders tratam ela como jogo de aposta. Os traders com uma mentalidade de aposta não consideram o mecanismo de negociação na construção de uma estratégia adequada. Eles operam de forma não sistemática, contando com a sorte e se deixando levar por adrenalina e entusiasmo para vencer. A mentalidade de aposta é comum entre os traders iniciantes e profissionais que desejam ficar ricos sem nenhum esforço.

Essa mentalidade faz com que os traders ajam impulsivamente, sem um plano bem pensado, o que leva a perdas inevitáveis e colapsos emocionais.

Instinto de manada

O instinto de manada é uma questão importante no campo da psicologia. Na negociação, o instinto de manada é baseado no medo do fracasso. Portanto, os traders geralmente confiam nas decisões da multidão em vez de fazer uma análise abrangente do mercado. Esse comportamento dependente resulta em negociação movida por pânico, ações irracionais e perdas.

Para se tornar um trader de sucesso, você deve sempre trabalhar com seu lado psicológico. Esta fórmula simples deve ser uma luz orientadora em sua jornada de trading.

CREATIVE-2342_1200x675_cover (1).png

Etapas para uma mentalidade de trading vencedora: como aumentar seus lucros

Como você já sabe, o lado psicológico da sua rotina de trading é fundamental e inevitável. Mas como manter a positividade frente à enorme pressão do processo de tomada de decisão em relação às flutuações de preços imprevisíveis e diárias? Preparamos uma lista de conselhos especialmente para você!

Mantenha-se disciplinado

A disciplina é um aspecto vital de nossas vidas, inclusive no trading. Com um dia de trabalho bem-planejado, você consegue ter autocontrole e autogestão — ser disciplinado significa que você pode controlar suas emoções e evitar operações de pânico. Os traders disciplinados são mais focados e aderem firmemente a suas estratégias. Eles percebem a importância da etapa de pesquisa, da atividade física e dos intervalos e refeições. Esses traders visam uma carreira de trading de longo prazo e lucros constantes.

Defina metas de trading

O estabelecimento de metas é uma parte essencial da sua carreira. Você deve sempre saber para que está trabalhando e também planejar suas metas para a negociação diária. Por exemplo, é importante definir metas de controle de risco, lucro e relação esforço-recompensa. As metas criam um caminho da realidade para a perfeição. Você sente euforia e sucesso ao atingir metas, o que é fundamental para manter a força de vontade e multiplicar os lucros.

Siga seu plano e estratégia de negociação

Ter um plano e uma estratégia de negociação é a chave para uma lucratividade consistente. O plano de negociação descreve os mercados que você deseja negociar, os timeframes de sua rotina de trading, descrições de estratégias, plano de gerenciamento de risco e outras regras essenciais. A estratégia de negociação, no que lhe concerne, determina as condições de entrada e saída do mercado para multiplicar o lucro e mitigar os riscos.

Acompanhe seu desempenho de trading

Para se tornar um trader mais confiante e experiente, recomendamos que você tenha um diário de trading, com o qual fica fácil acompanhar seu desempenho de negociação. Com um diário de trading, você poderá refletir sobre suas negociações anteriores e tirar conclusões sobre suas negociações futuras.

Faça uma análise completa do mercado

Antes de entrar no mercado, analise a situação atual e seus movimentos prospectivos. Realize uma análise de mercado abrangente usando ferramentas de análise técnica e fundamentalista. Com a ajuda da análise de mercado, os traders descobrem as melhores oportunidades e tomam decisões informadas, reduzindo a probabilidade de negociação em pânico.

Mantenha-se flexível

Todos os mercados financeiros trabalham sem parar e nunca se prendem a cenários iguais. Os traders devem monitorar as transformações do mercado e adaptar constantemente suas estratégias às observações. Se o mercado estiver muito volátil, é melhor adiar a negociação e tentar entender a situação. Flexibilidade significa controlar suas emoções e conseguir avaliar a situação independentemente de suas emoções. Seja pragmático e pense criticamente, não importa o que aconteça.

Desenvolva uma tolerância ao risco

Um trader vencedor sempre se sente confortável em assumir riscos. Quem tem baixa tolerância a risco não aceita que as negociações podem dar prejuízo; no entanto, tais situações são uma parte inevitável da negociação. Para se tornar um profissional de sucesso, você deve aceitar a incerteza do mercado, que muda constantemente, e trabalhar a forma como reage à queda no valor de seus ativos.

Trabalhe com o seu estado de espírito

Sua saúde mental é o fator primordial. Não ignore os problemas de mentalidade que você enfrenta. Marque uma consulta com um terapeuta, experimente meditação, arteterapia ou pratique esportes para melhorar sua condição mental. É essencial aceitar que você pode cometer erros e pode fazer pausas a tempo.

Melhore seu conhecimento de negociação

O conhecimento é o seu superpoder. Nunca pare de expandir seus horizontes de trading. Aprenda sobre os formadores de mercado, assista a aulas de trading, leia notícias, faça sua pesquisa com base em exames de gráficos e consulte profissionais que você respeita. Quanto mais você aprende, mais confiante e equilibrado você fica.

CREATIVE-2342_1200x675_cover2 (1).png

A importância de manter uma mentalidade de trading positiva

O trading é uma previsão de possíveis movimentos de preços na tentativa de obter lucro com esses cálculos preditivos. Em cada negociação, você está se colocando em risco. Ninguém pode ter certeza do que o futuro reserva, então uma negociação é sempre um provável fracasso.

É indispensável ter ciência desta simples verdade: nenhum ser humano pode prever o futuro. Este ponto filosófico o ajudará a tratar a negociação com mais leveza. Por que devemos assumir a responsabilidade por nossos fracassos? Todos os colapsos emocionais devido aos fracassos criam uma grande barreira para o seu sucesso, causando esgotamento e medos antes da negociação. Não deixe o fracasso do passado controlar as suas negociações futuras; caso contrário, toda a negociação se transformará em negatividade sem esperança e com um final desesperado.

A negociação é um jogo de números em que as probabilidades ditam os resultados. Todas as outras esferas da nossa vida também são imprevisíveis. Como dizem, se você quer fazer Deus rir, conte a ele seu plano. Aceite a sabedoria por trás disso e, em caso de falha, entenda que faz parte, tire conclusões e entre no jogo novamente! O pensamento positivo e a aceitação de verdades simples são as chaves para uma vida feliz e bem-sucedida, até para uma carreira de trading lucrativa e de longo prazo.

Conclusão

A psicologia do trading é uma coisa frágil. Muitos fatores podem derrubar os traders, impedindo-os de obter lucros frequentes. Para se tornar um trader de sucesso com uma mentalidade vencedora, você deve sempre cuidar de sua saúde mental e controlar suas emoções. Disciplina de negociação, aprendizado constante, adesão a planos e estratégias de negociação e práticas psicológicas o ajudarão a se manter positivo e aumentar seu capital. Nossos guias e recomendações irão ajudá-lo a melhorar o aspecto psicológico da negociação. Junte-se a nós e faça história no trading com a FBS.

  • 1015

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera