1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. O comércio de ouro é o assunto do dia. Por quê?
2023-04-28 • Atualizado

O comércio de ouro é o assunto do dia. Por quê?

“O desejo por ouro não é pelo ouro em si, mas pela liberdade e pelas vantagens“ Ralph Waldo Emerson

Há muito tempo as pessoas adoram e guardam ouro devido a seu brilho e plasticidade naturais. O homem começou a utilizar o ouro no comércio no Oriente Médio, há 2500 anos. Atualmente, ele é reconhecido como a mais antiga forma de dinheiro e tido como um ativo muito seguro: este metal vem se mantendo em boa posição há mais de dois mil anos, apesar de todas as guerras, cataclismos e mudanças globais.

sh_1.jpg

Gráfico mensal do preço do ouro (XAU/USD, MN).

Apesar do ouro manter seu valor de forma sustentável, a compra dos traders tem subido e caído nas últimas décadas: na década de 80, o ouro foi eclipsado pelo forte e galopante crescimento do mercado de ações. Logo, entre 1982 e 2002 seu preço variou de $300/onça a $500/onça.

Nos anos 2000, o ouro passou a chamar atenção, gradual e seguramente, até a explosão de interesse durante a crise financeira global de 2008. No fim de 2011, os preços do ouro subiram drasticamente, rompendo o recorde de $1900. Destacaremos neste artigo os principais fatores que influenciam os preços do ouro e os mais utilizados métodos e estratégias de trading de sucesso.

Forças que movimentam o preço do ouro

O ouro está entre os ativos financeiros mais complexos de se medir o valor. Ele é popular como o dólar dos EUA e o euro devido a sua estabilidade, força, conveniência e reconhecimento mundo afora. No entanto, ao contrário destas moedas amplamente negociadas, o ouro não é apoiado por uma economia subjacente de empregados, empresas e infraestrutura.

Isto significa que o ouro tem características físicas padronizadas e está muito mais próximo de commodities como petróleo ou milho. Porém, o preço do ouro frequentemente varia além de sua oferta e procura, diferentemente de outras commodities.

As principais tendências do ouro são movimentadas pelas emoções dos traders e as ações causadas por esta dinâmica. Traders de ouro se dividem em duas categorias: uma reúne aqueles que acreditam que o ouro deve custar mais de $10000 por onça, pois os bancos centrais estão depreciando suas moedas; outra é formada por traders bearish, que têm certeza que o preço do ouro deve estar perto de $100 pois ele é um elemento do passado que não será de nenhuma utilidade no presente e no futuro. O primeiro gráfico mostra que o ouro está perdendo um pouco de seu brilho, enquanto sua popularidade nos meados e no fim dos anos 2000 faz parecer que era uma febre na época.

O ouro não traz renda em forma de juros (%). Quando as taxas de juros nos Estados Unidos — a principal economia do mundo — sobem, a procura pelo ouro cai pois os traders preferem investir em títulos e outros instrumentos financeiros. Quando as taxas de juros nos EUA caem, o apelo do ouro é maior e o preço dele sobe. É por isso que os traders do ouro devem acompanhar as taxas dos EUA.  

Como o ouro se correlaciona com o dólar dos EUA?

A correlação entre o ouro e o dólar dos EUA é o principal ponto de discórdia para os traders do ouro. Seria razoável considerar esses ativos como inversamente correlatos, pois o preço do ouro é medido em dólares dos EUA. O preço do ouro e do dólar americano se movem de formas opostas entre si: quando o preço do dólar sobe, são necessários menos dólares para comprar uma onça de ouro. Da mesma forma, quando o preço do dólar cai, é preciso ter mais dólares para comprar uma onça de ouro.

Porém, a situação não é tão simples. Embora a relação entre o dólar dos EUA e o ouro descrita acima seja válida na maioria das vezes, há alguns períodos de crise financeira (como o de 2009) e de alta incerteza durante os quais o dólar e o ouro sobem ao mesmo tempo. Isso acontece porque os traders consideram ambos como investimentos seguros. 

Compare o preço do ouro com o preço do dólar dos EUA: eles se movem a maior parte do tempo em direções opostas, mas podem subir juntos em tempos de tensão financeira (a linha azul descreve o preço do ouro e a verde registra o índice do dólar americano).

sh_2.jpg

Estratégias de trading para ouro

Assim como qualquer ferramenta de trading, não existe uma única forma boa para negociar ouro. No entanto, estratégias de trading técnicas aplicadas a outras ferramentas podem ser facilmente adaptadas ao mercado do ouro. Isto funciona especialmente com a característica do ouro de formar tendências de longa duração: muitos traders tiveram sucesso ao implementar estratégias baseadas em linhas de tendência, análise de Fibonacci e osciladores de sobrecompra/sobrevenda, como o RSI e o Estocásticos.

Estratégia a curto prazo: pegue a cereja do bolo da tendência com um cruzamento de médias móveis

Uma forma muito comum de lucrar com as frequentes tendências do ouro é usar a estratégia de cruzamento de médias móveis, segundo a qual vale a pena comprar ouro se a média móvel de prazo menor cruzar acima da média móvel de prazo maior. Analogamente, quando a média móvel de menor prazo cruzar abaixo da média de maior prazo, é melhor vender ouro.

Os traders se dividem quanto ao entendimento de quais são os "melhores" intervalos para as duas médias móveis. Uma das soluções adequadas é um cruzamento de médias móveis de 10 e 60 períodos no gráfico de 1 hora: tais ajustes geralmente permitem que os traders negociem com sucesso na porção do meio da tendência. No entanto, não há garantias quanto ao desempenho futuro. A aplicação desta estratégia no mercado de ouro é mostrada no gráfico.

A linha verde é uma MM de 10 horas e a azul é uma MM de 60 horas. A linha verde foi abaixo da linha azul em $1299.45. Considerando o rompimento antes das mínimas anteriores, isto foi um sinal de venda. De fato, o gráfico de preço caiu, o que deu aos traders lucros com negociações de venda. Em seguida, a linha verde chegou perto da linha azul: se a linha verde romper acima da azul, será um sinal para comprar ouro.

Esta estratégia de trading deve ajudar os traders a captar a porção do meio das tendências. Porém, utilizá-la quando o ouro não está em tendência e permanece apenas em um intervalo horizontal pode causar uma série contínua de negociações perdedoras. Logo, convém aos traders combinar esta estratégia com outros indicadores para aprimorar sua lucratividade a longo prazo.

Estratégia a longo prazo: acompanhe o nível das taxas de juros reais

Investidores e traders de posições a longo prazo podem se concentrar nos fatores fundamentais que afetam o preço do ouro, especialmente o nível das taxas de juros reais. Taxas de juros menores levam a altas no preço do ouro. 

Os traders de longo prazo devem geralmente considerar oportunidades de compra se os rendimentos estiverem abaixo de 1%. Eles empregam o rendimento dos TIPS como representante das taxas de juros reais nos Estados Unidos. Se o rendimento dos TIPS estiver acima de 2%, os investidores se concentram em negociações de venda. Esta ligação entre rendimentos reais e preços do ouro importa em períodos maiores, já os traders de ouro em prazos menores podem praticamente se esquecer do nível das taxas de juros.

O uso do filtro das taxas de juros reais é uma das opções que os traders podem aplicar para levar vantagem no trading do ouro. Em suma, negociar a “moeda“ mais antiga do mundo é algo que oferece uma variedade de estratégias e infinitas oportunidades.

Comércio de ouro com a FBS

A FBS lhe dá a oportunidade de lucrar com o ouro!

Você encontrará o ouro pelo símbolo XAU/USD no Metatrader. Veja as especificações de contrato para negociar ouro no site da FBS.  

Leia também

  • 9421

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera