1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Tudo Sobre Diário de Trading
2023-12-21 • Atualizado

Tudo Sobre Diário de Trading

1.jpg

Ok. Vamos à definição de diário. Não busque no Google, visualize! Aposto que você imaginou uma moça mordendo a ponta da caneta ao escrever sobre sua primeira paixão. Ou talvez você enxergou um jovem com os hormônios à flor da pele, escrevendo seus pensamentos em um papel e amassando-o. Bem, essa conotação não é nada adulta. Certo?

O Diário de Trading é algo verdadeiro e não tem nada a ver com dramas emocionais nem crises de identidade. É o seu espaço para manter um registro de atividades no trading, bem como os seus pensamentos antes e depois das operações. É uma ferramenta comprovada de autoavaliação, disciplina e planejamento. Nenhum trader de sucesso sente vergonha ao falar de seus diários de trading. Pelo contrário: eles têm orgulho da facilidade com que conseguiram melhorar seu desempenho por meio da administração das emoções pessoais, aplicando medidas simples e seguindo rigorosamente seu plano de trading.

Por que um Diário?

Verdade seja dita, escrever um diário leva muito tempo e esforço. Um monte de páginas em branco pode paralisar, especialmente quando você ainda está começando e não vê efeitos positivos. Mesmo assim, passadas duas ou três semanas, você desfrutará dos primeiros resultados e agradecerá a si mesmo por não ter desistido no começo.

Talvez você pense: “Por que eu deveria fazer um diário? Estava bem antes, tive um prejuízo aqui e ali. Mas quem nunca teve?”

É uma pergunta justa e para a qual eu tenho uma resposta rápida e fácil. O diário de trading disciplinará você e ensinará a não ceder às emoções, a seguir o plano e fazer a sua estratégia funcionar. Com o passar do tempo, os seus prejuízos ficarão menos aleatórios e inesperados, e as tendências do mercado ficarão mais previsíveis e fáceis de entender para você.

Então, faça — ESCREVA!

3.jpg

A — anote o que você quiser. Você pode optar por registrar qualquer informação, pensamento ou emoção que possa vir a calhar no futuro, no âmbito pessoal. Não há regras exatas aqui. Mais adiante no artigo, eu darei algumas dicas sobre quais pontos os especialistas aconselham registrar no seu diário.

N — Navegue pelas decisões boas e ruins. É de suma importância não concentrar apenas nos fracassos. Operações lucrativas são igualmente importantes porque elas são o seu objetivo.

O — Observe traders de sucesso. Você precisa perceber quais padrões típicos podem levar a uma operação lucrativa. O jeito menos doloroso de explorar isso é acompanhar e copiar os melhores operadores do mercado. A FBS permite que você faça isso por meio do nosso app CopyTrade. Ademais, no app você encontra uma comunidade excelente de traders que pensam parecido!

T — Tire fotos dos gráficos. Nada será mais informativo que um retrato real das movimentações de preço. Logo, não deixe de salvar os gráficos e deixar seus comentários sobre o que você vê e como o mercado mudará no futuro próximo.

E — Explore suas emoções. Elas são o seu pior inimigo e a sua única arma ao mesmo tempo. Confie nelas e controle elas! Quando elas estiverem registradas no papel, não parecerão tão poderosas e dramáticas quanto pareceram durante a operação. Assim, pouco a pouco, você aprenderá a canalizar os sentimentos em direção à vitória.

O que registrar no DIário?

Você tem muita motivação? Trata-se do momento no qual você supera o vazio gerado por um quadro todo em branco. Preparei uma lista do que pode ser desejável registrar no seu primeiro diário de trading.

1. Condições do mercado

Primeiramente, decida sobre como estruturar o mercado em geral e quem você é enquanto trader. Você pode passar pelo nosso teste e conferir o seu tipo no trading ou escolher um estilo que combina com a sua personalidade e as suas necessidades.

Com o alter ego que você escolher para o mundo do trading, você deve familiarizar-se com o ambiente. Os mercados financeiros estão longe de ser um lugar para relaxar — eles se parecem mais com algo do tipo “calmaria antes da tempestade”. No entanto, eles têm regras e padrões comportamentais repetidos que você pode explorar, administrar e incluir nas suas estratégias.

Estude os fatores que podem influenciar as tendências de mercado atuais e separe os mais significantes. Para ter as informações necessárias, utilize sinais de trading, estude dicas para traders e notícias sobre mercado de câmbio.

Com a experiência e a sensação avançada do mercado vem a confiança, que permite sentir-se como uma espécie de rei do mundo e também sobreviver aos prejuízos com dignidade.

2. Seu estado mental

Registre a forma que você se sente antes de uma operação: o fato de você se sentir exaltado ou ansioso logo no começo pode ser determinante para o seu comportamento, concentração e capacidade de reagir rapidamente. Alguns traders são bem racionais, outros assustam e fazem você cruzar os dedos torcendo para ter sorte. Seus sentimentos durante a operação são muito importantes.

Esta prática permite que você reconheça seus pensamentos e gatilhos emocionais por trás de cada operação. Isso guia você e ajuda a identificar quais estados devem ser evitados, ensina a lidar com pressão e potencializa os seus pontos fortes.

Depois que você aprender a compreender o seu comportamento, as operações que você fechará terão o impulso que elas precisam!

2.jpg

3. O cenário de uma operação

Não quero ser um estraga-prazer ou parecer aquela professora rigorosa, mas serei. O trading não é gracinha. Se você ainda o enxerga dessa forma, saia antes que seja tarde demais — antes que a sua conta brilhe com um lindo ZERO.

Vários caminhos podem levar ao sucesso no trading, mas algumas métricas dizem muito sobre o mercado e podem deixar o seu comportamento mais organizado e estruturado.

Para resumir todas as informações citadas, aqui estão algumas ideias para usar no seu diário. O exemplo não usa preços e cálculos do mercado real.

Data: 26 de setembro

Instrumento de trading: EUR/USD

Timeframe: 15 minutos

Entrada: 1,09445 10:48

Saída: 1,09017 12:48

Tamanho da posição: 3

Saldo na entrada: £20.000

Saldo na saída: £21.035

Lucro/Prejuízo: +£1,035

Imagens:

Imagens da entrada com explicações precisas do porquê de você ter começado a operar nesse ponto e onde você colocou uma linha Stop Loss. Seu gráfico na saída é igualmente importante, pois você verá o que vai acontecer após sair da operação. Mais adiante, você pode analisar se foi a melhor opção de saída ou não.

Análise fundamental

Escreva algumas frases sobre acontecimentos quaisquer que influenciaram sua decisão de operar no mercado.

Análise técnica

Descreva por que você entrou na operação com base na sua análise do gráfico.

Mentalidade

Anote como você estava se sentindo. Analise se você estava neutro emocionalmente ou se estava estressado, ansioso e nervoso.

Plano de trading

Nessa altura você deve admitir se estava seguindo seu plano e executou as ações de acordo com o seu sistema de trading, ou se você se deixou levar por certos fatores e/ou pelo estado emocional e foi em uma direção diferente. Seja implacavelmente honesto!

Conclusão e análise

Não pule esta parte! Você cumpriu todos os passos anteriores só para conseguir chegar a este passo. Medite sobre todas as suas decisões acertadas, sobre os erros e sobre as situações inesperadas do mercado. Logo você definirá um padrão de condições favoráveis que levam aos melhores resultados. Você também ficará mais engajado nas suas operações, terá mais consistência e ficará mais animado com o seu diário.

Comece Hoje o seu Diário!

4.jpg

Aproveite sua chance de investir no seu próprio desenvolvimento e na melhoria do seu desempenho. Parece complicado, mas vale a pena 100%!

No seu diário, você pode ser sincero consigo mesmo. Ninguém vai lhe dizer o que, quando e como escrever. Você pode ser o que você realmente é: um empreendedor independente com motivação excepcional e sede de conhecimento.

Um dia, com o seu diário, você aprenderá a ser um trader disciplinado que segue o plano como um robô, prevendo os resultados da volatilidade do mercado e documentando o longo caminho para o sucesso no seu “querido diário” profissional.

Não são apenas palavras bonitas. São uma sincera tentativa da minha parte de fazer você se sentir melhor consigo mesmo enquanto trader! Você é meticuloso e dedicado, é o trader que pode e será melhor com a FBS ao seu lado.

Meus abraços e beijos para o seu diário de trading! Senhoras e senhores, que vossas curvas de aprendizagem sejam produtivas!

Leia também

  • 20263

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera