Profitability

Rentabilidade

O que é rentabilidade?

Rentabilidade é a capacidade de uma empresa de gerar lucro. A rentabilidade acontece quando a renda total supera o valor total das despesas em um determinado período. Suponha uma empresa que registra suas transações de negócios no regime de competência. Em tal caso, é possível que os números de rentabilidade não correspondam aos respectivos fluxos gerados por consultas, já que algumas transações no regime de competência (como a depreciação) não incluem o fluxo de caixa.

A rentabilidade pode ser alcançada a curto prazo vendendo ativos que não diminuem quando os lucros diminuem. Contudo, este tipo de rentabilidade não se sustenta no prazo mais amplo. A empresa deve ter um modelo de negócios que permita que as operações sejam rentáveis, senão eventualmente vai à falência.

A rentabilidade é um dos medidores que podem ser usados para avaliar uma empresa, geralmente na forma de multiplicador da rentabilidade anual. A melhor abordagem à definição do valor de uma empresa é usar os múltiplos dos fluxos de caixa anuais, pois isso é melhor que os fluxos de caixa líquidos esperados pelo comprador.

Como medir a rentabilidade

A receita líquida e os lucros por ação medem a rentabilidade. A razão de receita líquida compara o faturamento pós-impostos com a receita. Já o lucro por ação é o lucro da empresa divido pelas ações ordinárias em circulação.

Exemplo de rentabilidade

Para determinar o valor de um investimento em uma empresa, os investidores não podem se limitar aos cálculos de lucro. É necessário analisar a rentabilidade da empresa para entender se esta utiliza os recursos e o capital de forma eficiente.

Se uma empresa parece rentável, mas não tem lucro, há recursos para aumentar a rentabilidade o crescimento geral. Projetos malsucedidos podem rapidamente travar uma empresa, levando a custos irrecuperáveis. A empresa pode recorrer ao índice de rentabilidade para determinar se vale a pena continuar com um certo projeto, de forma a reduzir o número de projetos malsucedidos. Ele é calculado dividindo o valor presente dos fluxos de caixa futuros pelo investimento inicial no projeto. Essa razão dá à administração da empresa uma ideia do custo-benefício do projeto avaliado.

Um dos primeiros passos que uma empresa dá para aumentar a rentabilidade é aumentar as vendas, o que exige um aumento na produção. A empresa também pode aumentar a rentabilidade com o auxílio da teoria dos rendimentos marginais. Rendimento marginal (ou produtividade marginal) é uma teoria que afirma que o acréscimo de mão de obra aumenta a eficiência do capital utilizado somente até certo ponto. Acréscimos de mão de obra além desse ponto levam a uma queda no rendimento e, consequentemente, a uma queda na rentabilidade. Para ter rentabilidade, a empresa deve aplicar essa teoria a seus negócios e a produção deve crescer com eficiência geral e eficiência de custos.

Diferença entre rentabilidade e lucro

Embora essas duas palavras sejam utilizadas como equivalentes, lucro e rentabilidade não são a mesma coisa. Ambas são medidas contábeis do sucesso financeiro de uma empresa, mas há diferenças entre elas.

Lucro é um valor absoluto definido pelo rendimento ou receita que excede os custos ou despesas com os quais a empresa arca. Ele é calculado como a receita total menos a despesa total e é registrado na declaração de renda da empresa. Seja qual for o tamanho ou o alcance da empresa/setor em questão, o objetivo sempre é gerar lucro. Já a rentabilidade é o grau de lucro ou ganho financeiro gerado por um negócio ou uma atividade. Logo, embora pareçam a mesma coisa, lucro e rentabilidade são interpretados de formas diferentes por administradores e investidores.

Mudanças no mix de produtos e reajustes de preços são as duas abordagens que mais influenciam no lucro ou na capacidade de lucrar no futuro.

Voltar

2022-11-22 • Atualizado

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera