-
O que são dividendos?
Dividendos são o que você pode receber da empresa como recompensa por investir nela — desde que você mantenha ações dessa empresa, é claro.
Vamos supor que você comprou a ação de uma empresa ou, em nosso caso, abriu uma posição de compra (pode fazer isso no FBS Trader). Agora você provavelmente terá direito a uma fração do lucro líquido da empresa, desde que a mesma tenha registrado lucros e optado por remunerar seus investidores.
-
Como funcionam os dividendos?
Se uma empresa opta por pagar dividendos e você tem uma ordem de compra ou venda dessa ação até a data ex-dividendos, você será afetado. Se tiver uma posição de compra, receberá o dividendo. Se tiver aberto uma posição de venda da ação em questão antes da data de dividendos, sua conta será cobrada.
Em nosso Calendário, os dividendos são mostrados em valor por ação. Exemplo: se você tem 100 ações PepsiCo e o dividendo é de 1,075; você receberá US$107,5 (US$ 1,075 para cada ação que tiver). Observação: você só poderá receber esse pagamento se tiver a ação na data ex-dividendos.
-
O que é data ex-dividendos?
A data ex-dividendos é essencial para investidores que desejam receber dividendos. Para ter o direito de receber um dividendo, você deve ter uma posição de compra aberta antes de ou na data ex-dividendos. Se fechá-la antes dessa data ou abri-la depois da mesma, você não receberá o dividendo.
Mesmo se você fechar a posição de compra após a data ex-dividendos, ainda terá direito ao próximo pagamento de dividendos — mas só o próximo. Se tiver uma posição de venda antes da data ex-dividendos, você terá que pagar o dividendo.
-
Os dividendos são pagos de que forma?
As empresas podem escolher diversos tipos de dividendos, dentre os quais dinheiro, ações e propriedades são os mais comuns.
A ampla maioria das empresas que pagam dividendos faz isso em forma de dinheiro, enviando aos acionistas um cheque ou um depósito bancário. Os dividendos que você vê em nosso Calendário provavelmente são dividendos em dinheiro.
Algumas empresas optam por pagar os dividendos na forma de novas ações. Isso pode ser uma decisão temporária quando a empresa em questão tem pouco dinheiro e mesmo assim deseja remunerar seus investidores. Em tal caso, o dividendo será dado em pontos percentuais. Se você tiver 100 ações da empresa e o dividendo for de 3%, receberá três ações a mais.
Você também pode receber certo tipo de propriedade proporcionalmente às suas ações. Pode ser qualquer coisa, de obras de arte a bens no inventário da empresa. É algo raro, porém vantajoso, já que propriedades têm valor de mercado.
-
Quando e com qual frequência as empresas pagam dividendos?
A maioria dos dividendos é paga trimestralmente (a cada três meses), mas algumas empresas optam por pagar mensalmente, semestralmente (a cada seis meses) ou anualmente.
O conselho diretor decide quando e quanto pagar em dividendos e faz uma declaração a respeito. Essa declaração traz o tamanho do dividendo, a data ex-dividendos e a data de pagamento. A data de pagamento pode ser de alguns dias a um mês após a data ex-dividendos.
-
Como receber dividendos?
- Abra o Calendário de Dividendos FBS e defina filtros para o mesmo. O filtro de data vai mostrar a data ex-dividendos, até a qual você deve ter ações da empresa. O filtro de empresas permite escolher quais ações comprar, além de ver se as empresas cujas ações você já tem na carteira vão pagar dividendos em breve.
- Baixe ou abra a plataforma de negociação de sua escolha e entre em sua conta de negociação
- Compre a ação
Abra a posição levando em conta as informações de pagamento de dividendos do Calendário. Certifique-se de fazer isso antes da data ex-dividendos.
Pronto! Você vai receber um pagamento de dividendos que será proporcional às suas ações — nosso Calendário traz mais informações a respeito. Tome cuidado com suas posições de venda, já que pode ser cobrado o valor dos dividendos.
Calendário Econômico: dividendos
Empresa
Dividendo
Moeda