1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como negociar metais preciosos
2023-05-16 • Atualizado

Como negociar metais preciosos

CREATIVE-818_Precious_Metals_1200x675_cover.png

As ações crescem devido ao aumento dos lucros das empresas. O movimento das criptomoedas se deve principalmente a mudanças no equilíbrio entre oferta e demanda. As moedas se movem à medida que os países resolvem alguns problemas e criam outros. Entre esses ativos, temos os metais, que são impactados por todos esses fatores e alguns outros. Nosso novo artigo é sobre negociar metais preciosos, prós, contras, dicas e truques!

Nos próximos minutos, descobriremos os fatores fundamentais que afetam os preços dos metais preciosos. Você aprenderá sobre quando comprar ouro e por que às vezes a prata é melhor. Qual é a diferença entre incerteza econômica e recessão? O aumento das taxas afeta o ouro negativamente? Todas as respostas estão aqui!

Pontos principais

  1. Metais preciosos são commodities raras e de alto valor usadas em joias, manufatura e investimentos. São exemplos o ouro, a prata, a platina e o paládio.
  2. Os metais básicos, também conhecidos como metais industriais, são normalmente usados como matéria-prima na produção de vários bens e produtos. Eles são menos valiosos e mais comuns que os metais preciosos.
  3. O preço dos metais preciosos depende da oferta e da demanda, incluindo incerteza econômica, produção industrial e eventos macroeconômicos.
  4. O ouro é um dos ativos mais populares e valorizados do mundo e tem uma correlação negativa com o dólar americano.
  5. A platina e o paládio são de suma importância para a indústria automobilística e tendem a cair à medida que a demanda global por carros diminui.

Quais são os diferentes tipos de metais?

Em termos gerais, os metais podem ser divididos em duas categorias: metais preciosos e metais básicos. Eles diferem em muitos fatores, inclusive resistência à corrosão, raridade e aplicações. Entre os metais preciosos, destacam-se o ouro, a prata, a platina e o paládio. Os metais básicos são representados pelo cobre, zinco, chumbo, níquel e outros.

O que são metais preciosos?

Metais preciosos são elementos raros e naturais que possuem alto valor econômico por conta de sua escassez e suas propriedades físicas e químicas singulares. São exemplos o ouro, a prata, a platina e o paládio. Os metais deste grupo são muito usados como investimentos e moedas e têm aplicações em vários setores por conta de seu valor percebido e sua estabilidade.

Os metais preciosos não oxidam e não ficam sujeitos à corrosão. Eles têm um aspecto brilhante e muitos deles foram usados como dinheiro no passado. Com a FBS, você pode negociar todos os metais preciosos famosos.

O que são metais básicos?

Os metais básicos, também conhecidos como metais industriais, são normalmente usados como matéria-prima na produção de vários bens e produtos. Eles incluem cobre, alumínio, níquel, chumbo e zinco, e são menos valiosos e mais comuns do que os metais preciosos.

Esses metais são muito utilizados devido ao seu baixo custo e sua ampla disponibilidade. Mesmo assim, eles podem influenciar muito a economia de um país. Por exemplo, a Indonésia possui 22% das reservas mundiais de níquel, tornando o país muito mais poderoso economicamente do que antes de o níquel ser encontrado lá.

Quais são os diferentes metais preciosos para operar?

Com a FBS, você pode negociar todos os quatro metais desta lista. Também há outros pares de negociação, para todas as suas necessidades, de modo que você possa encontrar um metal precioso adequado para negociar a qualquer momento.

Ouro

Quem não gosta de negociar ouro? É até agora um dos ativos mais populares do mundo, e também um dos mais valorizados, com mais de USD 12 trilhões de capitalização. Normalmente, o ouro e o dólar têm uma correlação negativa. Isso significa que o metal desce quando o dólar sobe e vice-versa. Usado como moeda antes, agora o ouro pode ser encontrado em chips para milhões de dispositivos.

Você pode escolher entre uma variedade de pares de ouro, desde o clássico XAUUSD (ouro x dólar americano) aos alternativos XAUEUR, XAUGBP ou XAUAUD.

Prata

É um metal branco que tem uma ampla gama de usos em vários setores, incluindo eletrônicos, joias e moedas. A prata é amplamente negociada em várias bolsas e é popular entre os investidores por seu preço relativamente baixo e sua maior volatilidade em comparação com o ouro.

A prata é frequentemente considerada subvalorizada porque cresce em valor mais lentamente que o ouro. Fatores como demanda industrial e eventos macroeconômicos influenciam seu preço.

Platina

A platina é um metal raro e valioso que é usado em diversas aplicações, incluindo joias e catalisadores, que são responsáveis por 50% da demanda e ajudam as empresas a emitir menos poluentes no ar. É um dos metais mais raros do mundo e é frequentemente negociado a um preço mais alto do que outros metais preciosos.

Paládio

É usado principalmente nas indústrias automotiva e eletrônica. Este brilhante metal branco-prateado vem de minas localizadas nos Estados Unidos, Rússia, África do Sul e Canadá. É 30 vezes mais raro que o ouro e muito usado na produção de energia verde.

Normalmente, o preço do paládio é mais afetado pela indústria automobilística porque, em conjunto com a platina, esse metal é usado em catalisadores.

O que afeta o preço dos metais preciosos?

Em resumo, o preço de cada ativo depende da oferta e da demanda. Se algum país descobre reservas gigantescas de platina, o preço pode cair porque o mercado começa a precificar o aumento da oferta. Por outro lado, a recessão global pode diminuir a demanda por carros e catalisadores, criando pressão sobre os preços da platina e do paládio. Veja outros fatores que impulsionam os preços:

Incerteza econômica

Para entender melhor a dinâmica do metal em tempos de crise, é bom saber que o USD se move contra o ouro. Quando o USD sobe, o ouro cai e vice-versa. A prata é como uma versão mais volátil do ouro.

{81CE2C72-958C-4191-AAB8-B09708EDD3A0}.png.jpg

Correlação entre o ouro e a taxa do Fed

A platina e o paládio são importantes para os fabricantes de automóveis, portanto, tendem a cair à medida que a demanda global por carros diminui.

Produção industrial

É a produção de estabelecimentos industriais e abrange setores como mineração, manufatura, eletricidade, gás, vapor e ar condicionado. Simplificando: quanto mais produção industrial, melhor.

Maior produção nem sempre significa maior demanda por bens. No entanto, quando essas duas coisas se juntam, os preços quase sempre sobem. Ainda assim, uma maior produção (por redução de custo) pode saturar o mercado, tornando a demanda mais fraca e empurrando os preços para baixo. O ouro não é muito afetado pelas mudanças na produção industrial porque é usado principalmente como uma reserva de valor. Os chips não exigem tanto ouro.

O paládio e a platina sofrem uma influência mais forte, pois ambos são usados principalmente para a produção de bens.

Força do dólar

Por que o USD sobe? Porque quando o Fed aumenta os juros, o dinheiro fica mais caro. Simplificando, taxas de juros mais altas aumentam os rendimentos da renda fixa e os juros dos empréstimos. Assim, pessoas e empresas desaceleram os gastos e tentam economizar mais dinheiro para o futuro. A economia desacelera e a moeda fica mais cara, subindo em relação a outras moedas. Tudo isso cria pressão sobre os preços do ouro, deixando-o mais barato quando o Fed combate a inflação.

Veja como funciona:

  1.  Rendimento do Tesouro dos EUA sobe → demanda por dólares sobe → USD sobe.
  2. Quando o USD sobe, o ouro (XAU) despenca (isso vem desde os tempos do Padrão-ouro e permaneceu mesmo depois dele).
  3. A oferta de ouro não aumenta tão rápido quanto a demanda. Além disso, como a inflação não é zerada, o dólar perde força com o tempo. 
  4.  Assim, mesmo que o ouro caia por anos, ele continuará subindo no longo prazo.

Para os outros metais, a situação é um pouco diferente. A platina e o paládio não são tão afetados pelo dólar, então seus movimentos são impulsionados por outros fatores.

Taxas de juros

Aqui está um exemplo breve para facilitar o entendimento.  2 de novembro de 2022: o Federal Reserve dos EUA aumentou a taxa de juros em 0,75%, criando um enorme movimento de alta para o dólar. O ouro caiu 4.000 pontos nas horas seguintes.

Quando o Fed está hawkish (eleva as taxas), ele empurra o dólar para cima e enfraquece o ouro. A prata geralmente entra em alta quando o Fed mantém a taxa de juros perto de zero, tornando ela um pouco semelhante ao ouro.

{0EE18F1D-C013-4523-8C4D-C5CDD02FF0D1}.png.jpg

Correlação da prata com a taxa básica do Fed

Já o paládio e a platina não são tão afetados, mas eles ainda assim sentem o impacto das oscilações econômicas gerais.

Afrouxamento quantitativo

Se o objetivo é dar um sinônimo de “afrouxamento quantitativo”, o resultado é simplesmente “impressão de dinheiro”. O Fed cria mais dinheiro no mercado, facilitando a arrecadação de capital pelas empresas. Por outro lado, essa política monetária acelera a inflação.

Os metais preciosos sobem quando a demanda por eles aumenta. Além disso, eles tendem a gostar da inflação e sobem quando os preços em geral aumentam. O ouro e a prata são verdadeiros fãs da inflação, ao passo que a platina e o paládio são metais preciosos mais voltados à produção industrial. O afrouxamento quantitativo tem um impacto de alta em todos os mercados de risco, incluindo ações, criptomoedas e metais.

{71747DB0-2DBA-4E0F-953E-BE81A59CB301}.png.jpg

Base monetária (M0) nos EUA. O ouro subiu 41% quando a máquina de impressão começou a funcionar em 2023.

Negociação de metais preciosos em resumo

Nós abordamos praticamente tudo o que você precisa saber sobre a negociação de metais preciosos. Agora você sabe os fatores que afetam o preço dos metais preciosos, incluindo incerteza econômica, produção industrial, movimentos no dólar, taxas de juros e política monetária dovish (baixa das taxas).

Os metais preciosos oferecem uma oportunidade única de negociação para aqueles que buscam certos tipos de ação de preço. Ao entender as razões por trás das altas e quedas dos metais, os traders podem tomar decisões bem-informadas sobre seus movimentos futuros.

Transforme conhecimento em sucesso com a FBS criando uma conta e negociando todos os metais preciosos deste artigo. Você pode até escolher pares alternativos de ouro e prata, como XAUGBP (ouro-libra) e XAGEUR (prata-euro).  Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo. Obrigado!

  • 913

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera