1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Investimentos sem risco e de baixo risco
2023-04-03 • Atualizado

Investimentos sem risco e de baixo risco

TRFNEW-1562 Low-Risk Investments.png

O sonho de todo investidor é ter investimentos de alto rendimento. Às vezes, porém, a vida obriga o investidor a escolher: investimentos de risco alto e rendimento maior ou investimentos sem risco e rendimento menor.

O fato é que investimentos de baixo risco podem muito bem ser rentáveis. Hoje nós vamos ver como fazer investimentos de baixo risco e fazê-los funcionar a seu favor.

O que é investimento sem risco?

Se tentássemos dar uma definição, diríamos que investimento sem risco é um tipo de investimento em que você sabe com certeza qual vai ser o rendimento. Exemplo: você compra ações e tem grande certeza de que o emissor vai ter um bom desempenho nos próximos anos.

Todavia, sejamos sinceros: é muito improvável achar um investimento sem risco. A verdade é que todo investimento tem algum grau de risco devido à incerteza. O mercado inevitavelmente se mexe e reage aos acontecimentos no mundo e às decisões tomadas na economia e na política. Decisões, aliás, que às vezes são bem imprevisíveis. Também pode surgir algo que ninguém esperava, a exemplo do que houve com a pandemia de covid-19.

Mesmo quando existem, os investimentos sem risco ficam sujeitos à inflação. Isso é mais uma questão a considerar.

Entendendo os riscos

TRFNEW-1562 Low-Risk Investments__2.png

Não se preocupe! Em vez de um investimento completamente sem risco, você pode optar pelos investimentos de baixo risco e tirar melhor proveito deles.

O risco não é algo que deve apavorar. Lembre-se: é possível administrar os riscos no trading e nos investimentos. Possíveis resultados negativos podem ser minimizados com a ajuda de recursos especiais. Basta aprender a usá-los. É assim que você se prepara para todas as possibilidades.

Também é preciso saber que cabe a você decidir o quanto de risco que vai assumir. Você pode analisar o ativo que pretende investir ou operar, avaliar o potencial de rendimento e fazer um planejamento.

Vamos tirar o foco da busca por ativos sem risco ou os melhores investimentos sem risco e nos concentrar em algo mais realista. Foco na melhor relação risco-recompensa e em aprender a administrar os riscos.

Como fazer investimentos de baixo risco?

TRFNEW-1562 Low-Risk Investments__3.png

Antes de tudo, você deve sempre ter um plano de negociação, realizar o lucro na hora certa e manter a cabeça fria ao tomar decisões. Isso é o básico. Indo mais a fundo, podemos encontrar várias e ótimas formas de limitar riscos, que podem ajudar a proteger a sua conta contra movimentos inesperados e eventualmente multiplicar o seu capital.

Técnicas de gestão de riscos

A gestão de riscos é importante para todo trader ou investidor que deseja ter sucesso a longo prazo. Primeiro, você deve se lembrar da regra do 1%. Essa regra diz que você só abre posições equivalentes a, no máximo, 1% do seu capital. Dessa forma, você nunca vai arriscar uma fração muito grande do seu saldo.

O próximo passo é usar os recursos Stop Loss (Perda Máxima) e Take Profit (Lucro Máximo). Se sua operação ou investimento se comporta de forma inesperada, sua ordem vai ser fechada para conservar o bom lucro ou limitar o possível prejuízo. Para configurar as Stop Loss e Take Profits corretamente, você pode recorrer à análise técnica. Quer saber como funciona? Veja o exemplo da estratégia dos investimentos de curto prazo.

Diversificação

A diversificação é outra ótima estratégia para proteger a sua carteira. É como dizem os investidores e traders profissionais: nunca coloque todos os seus ovos num só cesto. Diversificação significa escolher ativos de setores variados. Exemplo: suponha que você investe em ações. Neste caso, você pode escolher não só as empresas do setor tecnológico dos EUA, como Apple, Tesla e afins, como também empresas do setor de energia, empresas do comércio eletrônico, ou qualquer outro ramo que você julgar adequado.

Dê ênfase à variedade, divida o seu dinheiro entre vários ativos, e assim você vai se manter firme mesmo quando um ou dois setores entrarem em queda. E que os ótimos rendimentos estejam com você!

Hedge

A última — mas igualmente importante — forma de reduzir riscos é o hedging (cobertura). Hedging é quando você compra um ativo na intenção de reduzir o risco criado por outra posição aberta. Se você gosta de investimentos mais arriscados, o hedging vai ajudar a equilibrar os ganhos e perdas possíveis. Embora ela possa aumentar o custo do investimento, esta estratégia é útil contra grandes prejuízos.

Observe que são muitas as maneiras de fazer investimentos de baixo risco no mercado. Faça sua escolha e experimente.

Encontre com a FBS o seu rumo como investidor

Seja você adepto dos investimentos de maior risco ou dos investimentos sem risco, saiba que está no lugar certo. Com a corretora FBS você pode aprender a operar, investir e administrar os riscos com eficácia. Oferecemos formação grátis e muitos webinars gratuitos para aprender o essencial do mundo financeiro. Comece a operar com uma corretora de confiança mundial!

  • 1302

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera