West Texas Intermediate

WTI (West Texas Intermediate)

O que é West Texas Intermediate (WTI)?

O WTI é um grau específico de petróleo bruto e uma das três maiores referências para a cotação do petróleo, junto com o Brent e o Dubai Crude. É um dos petróleos de maior qualidade, produzido sobretudo no estado do Texas, nos EUA. Depois de extraído, o WTI é levado ao Golfo do México para ser refinado.

O que significa WTI?

WTI vem de West Texas Intermediate. O nome é por conta do local de extração: campos situados na parte oeste do Texas, um estado no centro-sul dos EUA. O mundo chama o WTI de “petróleo doce e leve” devido a sua estrutura.

A “leveza” vem da baixa densidade do petróleo. Além disso, o WTI tem pouco enxofre, facilitando o refino. O enxofre reduz a produtividade de vários derivados do petróleo, como gasolina, diesel e até plásticos. Logo, o preço desse petróleo geralmente é mais alto, tornando-o mais rentável.

Desenvolvimento do mercado físico de WTI

Antes de 1981, o mercado spot de WTI era controlado pelos EUA. Após a desregulação dos preços, o WTI passou a contar com vários centros de negociação em vários estados americanos. Mais adiante, nos anos 90, os preços do petróleo despencaram e a produção recuou em Cushing (um dos locais produtores de WTI). O tombo veio junto com a alta dos mercados spot e de futuros de WTI. Os futuros ajudaram muito a diminuir a volatilidade do petróleo ao servirem como meio de cobertura (hedging). O WTI é hoje um dos melhores petróleos no mercado, graças a sua qualidade e rentabilidade.

A relevância das negociações de WTI

O WTI é um dos principais indicadores da cotação do petróleo, junto com o Brent e o Dubai Crude. Traders e investidores no mundo inteiro acompanham de perto o preço do WTI para analisar flutuações econômicas no horizonte. Há um entendimento amplamente aceito de que preço do petróleo e inflação andam de mãos dadas. A alta das commodities aumenta os custos de empresas que são grandes consumidoras de energia, encarecendo os bens e materiais inerentes à atividade. Alguns pesquisadores, contudo, negam que exista correlação entre petróleo e inflação.

O WTI é uma das commodities mais negociadas em termos de volume das negociações. Assim, as negociações têm slippage baixa e os spreads também são pequenos. Experimente operar WTI em uma conta demo e veja você mesmo essa dinâmica.

WTI x Brent

Os investidores costumam comparar WTI e Brent, este último uma referência que responde por dois terços dos contratos de petróleo no mundo e tem origem no petróleo extraído no Mar do Norte. O WTI tem maior qualidade que o Brent, então é de se esperar que ele seja um pouco mais caro. Contudo, isso nem sempre é verdade. Embora essas duas referências de petróleo sejam negociadas a preços semelhantes, cada uma tem sua própria dinâmica de oferta e demanda e reflete em seu preço os fundamentos de seu respectivo mercado.

Conclusão

WTI e Brent ambos são ótimas opções para a negociação de commodities, pois os dois refletem o preço de ativos essenciais. Acontecimentos como reuniões da OPEP e questões geopolíticas provocam forte movimentação no preço e oferecem várias oportunidades de operar com as notícias sobre WTI. Experimente isso em uma conta demo e aproveite o potencial da negociação de petróleo!

Voltar

2022-09-19 • Atualizado

Perguntas frequentes

  • O que é petróleo bruto?

    Petróleo bruto (ou petróleo cru) é a principal commodity (matéria prima) do setor de recursos energéticos. Dele obtemos o petróleo refinado, a gasolina, e outros compostos químicos — trata-se de um ativo de valor geopolítico. É por isso que seu preço flutua muito por vários fatores, potencialmente gerando inúmeras oportunidades de investimento e negociação. Com a FBS, você pode negociar duas das marcas principais de petróleo: WTI e Brent.

  • Como negociar petróleo bruto?

    Tecnicamente, você negocia petróleo do mesmo jeito que faz com qualquer outro ativo. Fundamentalmente, você precisa entender os fatores que movimentam o petróleo (“drivers”). O primeiro é a demanda global por petróleo. As frequentes reuniões da OPEP abordam essa questão, então basta acompanhar as notícias desse cartel. O segundo são os acordos geopolíticos — estes são difíceis de perder, já que acontecimentos políticos como desentendimentos entre Rússia e Arábia Saudita ou questões sobre o xisto nos EUA são amplamente abordadas pela imprensa. No que se refere ao humor (sentimento) do mercado, a análise técnica também se aplica neste caso.

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera