Dólar da Nova Zelândia afunda
O dólar da Nova Zelândia caiu fortemente na quinta-feira, depois que o Partido Trabalhista de esquerda ganhou o apoio de um partido nacionalista menor para formar uma coalizão governante, após uma eleição inconclusiva no mês passado.
Winston Peters, líder do pequeno partido da Nova Zelândia, que surgiu como o rei da votação do 23 de setembro, comprometeu-se a apoiar o Partido Trabalhista, terminando semanas de jogos políticos de adivinhação. O dólar da Nova Zelândia aumentou as perdas antecipadas após a notícia. Ele deslizou tanto quanto 1,4 por cento para US $ 0,7047, um nível não visto desde o final de maio e o maior declínio percentual desde novembro de 2016. A moeda caiu 3,7% desde a votação.
Os investidores estão preocupados porque uma vitória trabalhista pode ser negativa para a economia e a moeda da Nova Zelândia, devido às políticas de linha dura do partido sobre imigrantes e propriedade estrangeira. Antes das eleições, a moeda tendia a fortalecer quando a National, que havia estado no poder há quase uma década, aumentou nas pesquisas de opinião e caiu quando o Partido Trabalhista ganhou terreno.