1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Efeito Halo nas operações
2023-08-11 • Atualizado

Efeito Halo nas operações

cover.png

Talvez você já tenha pensado que investir em certa empresa é uma boa decisão por causa de sua ótima fama, ao invés de se informar sobre produtos e a perspectiva dela no mercado em geral. Se sim, parabéns: você já sofreu o efeito Halo.

O efeito Halo é um viés cognitivo que causa favoritismo em relação a uma pessoa, coisa ou processo com base em uma característica específica distinguida por nós. O efeito Halo é uma mentalidade estereotipada, isto é, quando consideramos um aspecto como fundamental e este se torna um fator determinante na formação de toda a percepção.

Este artigo mapeia o cerne do efeito Halo e como ele afeta os negócios e as operações. Especialmente para nossos leitores, preparamos exemplos informativos do efeito Halo, por que ele pode ser perigoso e como superá-lo.

As razões para o efeito Halo

O efeito Halo é generalizado na sociedade e diz respeito a todos os aspectos da nossa vida. Esse fenômeno psicológico nos faz criar certas opiniões com base em algumas características favoráveis. E quais são os motivos?

Falta de tempo e pressão do fluxo de informações

A sociedade moderna vive em um fluxo rápido de informações. As pessoas se acostumaram a tomar decisões em uma fração de segundo, sem uma análise objetiva profunda, e isso é a principal razão para o efeito Halo. Ao enfrentar situações desconhecidas ou situações em que se deve ponderar aspectos diferentes, as pessoas tendem a confiar nas informações que já possuem e priorizam, ignorando muitos outros fatores devido à falta de tempo e pressão de informações.

Ignorância acerca de informações desfavoráveis

Outra razão para o efeito Halo é o desejo de provar uma opinião pessoal profundamente enraizada, desconsiderando o raciocínio oposto. O problema é que o cérebro humano não se concentra em fatos desfavoráveis e multiplica o peso das informações mais alinhadas aos posicionamentos pessoais.

Estereótipos

Os estereótipos governam a sociedade e não podemos negá-los. O estereótipo é uma imagem estável e simplificada de qualquer coisa. Sendo um esquema de percepção pronto, o estereótipo permite que uma pessoa reduza o tempo de resposta e os esforços intelectuais. No entanto, os estereótipos impedem que as pessoas criem novas opiniões e ideias.

Alto status social

Muitas vezes, pessoas famosas ou de alto status social parecem ser indivíduos determinados e de boa índole. Na realidade, essas pessoas podem ter passados obscuros escondidos por trás de sua popularidade ou de conquistas significativas. No entanto, o foco no status elevado combinado com a pressão do poder de uma pessoa causa a crença na grande bondade dessa pessoa.

O efeito Halo nos negócios

Como mencionado, o efeito Halo pode ocorrer em todas as esferas da nossa vida. Inclusive nos negócios. O efeito Halo aplica-se às relações corporativas e às relações externas com consumidores ou outras partes.

O fenômeno do efeito Halo é generalizado quando os supervisores avaliam os resultados do trabalho da equipe. Isso acontece quando os empregadores avaliam seus funcionários com base na impressão geral, e não na qualidade do trabalho e nos ganhos profissionais. Esse viés cognitivo afeta a objetividade e aparentemente se torna uma base para as decisões sobre a futura carreira dos funcionários. Tal raciocínio ilógico e tendencioso compromete totalmente a atividade da empresa em certa altura.

O efeito Halo cria equívocos sobre a imagem pública das empresas. As pessoas acreditam que o crescimento estável da rentabilidade da empresa é uma característica crucial de seu sucesso e da confiança dos consumidores. A empresa em geral se torna automaticamente confiável e estável aos olhos dos avaliadores apenas com base no aspecto financeiro. Além disso, a sociedade vê a estratégia da empresa como uma abordagem vitoriosa.

Dessa forma, quando a Cisco Systems procurou comprar pequenas empresas para usar as abordagens e técnicas delas e aprimorar seu próprio desempenho, a sociedade — inclusive altos gerentes e investidores — estava absolutamente certa de que essa estratégia era poderosa porque a empresa estava prosperando e ganhando lucros. Porém, no momento de estagnação financeira da empresa, as pessoas julgaram e criticaram a estratégia em questão.

Outra opção do efeito Halo nos negócios é quando os consumidores chegam a uma conclusão sobre toda a empresa a partir de apenas um produto do qual eles gostaram. Esse viés cognitivo ajuda as empresas a aumentar a credibilidade da marca e impulsionar as vendas. Por exemplo: a qualidade do iPhone fez as pessoas acreditarem que todos os produtos da Apple Inc. são únicos e insubstituíveis. Assim, o efeito Halo ajudou a Apple a atrair bilhões de consumidores e uma quantidade considerável de investidores.

2253-02.png

O efeito Halo nas operações

Os traders também não estão livres do efeito Halo. Os traders muitas vezes são vítimas desse viés cognitivo durante o processo de tomada de decisão, caindo nas ciladas das operações irracionais e mal embasadas. O efeito Halo ataca as mentes dos traders de maneiras diferentes. Vamos discutir algumas delas em mais detalhes.

Avaliação incompleta de uma empresa

Ocorre que, sob a influência do efeito Halo, os traders avaliam as empresas de forma tendenciosa, destacando os aspectos favoráveis de uma empresa e ignorando os demais. Muitas vezes, esse viés cognitivo cria uma impressão geral enganosa de uma empresa, causando decisões de operação ou investimento irracionais em favor dessa empresa. Assim, os traders priorizam os lucros em constante crescimento da empresa, acreditando que isso nunca vai parar.

Por exemplo: os traders procuraram comprar ações da Tesla conforme elas valorizavam gradualmente, e todos acreditavam que o preço continuaria a crescer. No entanto, em 2022, a empresa sofreu uma reversão brusca e inesperada devido à concorrência sólida da Ford e da General Motors.

Significância superestimada dos dados históricos

Muitos traders acreditam genuinamente que o aspecto histórico dos movimentos de preços é fundamental e pode sozinho determinar mudanças futuras nos preços dos ativos e acarretar sucesso. No entanto, esses traders claramente subestimam a aleatoriedade que governa o jogo. Fatores como alta volatilidade do mercado, mudanças na estrutura do mercado e casos de slippage são impossíveis de prever e de se preparar. Sim, você até pode ter uma estratégia bem desenvolvida com base no desempenho passado, mas e quanto aos vários outros fatores que completam o panorama? Os traders devem se lembrar de que o desempenho passado não garante resultados futuros e devem tomar decisões a partir de uma análise de mercado abrangente na qual a imprevisibilidade seja considerada.

Acompanhamento irracional de um líder

Todos sabemos que é essencial ouvir a opinião dos profissionais e procurar pessoas mais bem-sucedidas. No entanto, às vezes os traders se tornam muito dependentes das ideias e decisões de outros. Eles simplesmente seguem os passos de operações dos traders respeitáveis escolhidos, apesar de realizarem sua própria análise de mercado.

Todos os profissionais são pessoas, então onde fica o elemento humano? Todo mundo pode cometer erros estratégicos, exagerar nas emoções ou sofrer perdas devido à falta de disciplina. Portanto, é crucial evitar o efeito Halo decorrente do instinto de rebanho e levar em consideração vários outros fatores para tomar medidas racionais no trading.

Como um trader pode se beneficiar do efeito Halo?

Para alguns, o efeito Halo pode ser benéfico, enquanto para outros não.

É um fato bem conhecido que o mercado é imprevisível, e os traders profissionais entendem que o sentimento da multidão pode virar o mercado de cabeça para baixo, apesar de todos os argumentos lógicos de uma análise técnica de mercado completa.

Como o efeito Halo é um fenômeno psicológico, que faz com que as pessoas tirem conclusões globais sobre ativos ou empresas, os traders devem prestar atenção nesse aspecto e usar as consequências do comportamento do efeito Halo em seu benefício.

Assim, quando uma empresa tem um efeito Halo alto, fica claro para um trader inteligente que os preços das ações dessa empresa podem subir com base nesse efeito Halo, como um fator psicológico, sem depender de outros fatores. O conhecimento dessa tendência permite que os traders gerem lucro se juntando à multidão formada no mercado pelos apoiadores da empresa sob o efeito Halo. Além disso, é possível ganhar com a lógica reversa ao operar fora da distorção do efeito Halo, devido ao surgimento de novos líderes de mercado.

O que o trader deve fazer para evitar o efeito Halo?

Todo trader fica ansioso para se tornar um exemplo de sucesso. Todo trader quer alcançar riqueza e independência. No entanto, barreiras psicológicas como o efeito Halo atrapalham a mentalidade dos traders, limitando significativamente seus horizontes e impedindo seu autodesenvolvimento.

Especialmente para você, preparamos alguns conselhos sobre como evitar o efeito Halo:

Mantenha a disciplina

A disciplina no trading ajuda a evitar operações por emoção e a manter o foco em seus objetivos. Autogestão e autocontrole são cruciais para retornos estáveis e decisões sólidas em sua prática de day trading.

Seja independente

Pare de depender da opinião de alguém e de seguir cegamente os conselhos dessa pessoa. A chave para uma mentalidade vencedora é a independência. Realize sua própria análise de mercado, use sua intuição e aprenda a filtrar as informações que você recebe.

Continue desenvolvendo seu pensamento crítico

O pensamento crítico é vital em sua rotina diária de operações. Quem tem pensamento crítico dificilmente vai operar sob o domínio do pânico e de fortes emoções ou operar só pelo acaso. Pessoas assim verificam atentamente todas as informações recebidas e até questionam suas próprias ideias e decisões. O pensamento crítico permite que os traders tomem decisões bem ponderadas, reduzindo a probabilidade de erros.

Aperfeiçoe seus conhecimentos sobre trading

Um trader bem-sucedido estuda todos os dias. Leia livros, participe de cursos especiais, conheça os principais traders e suas estratégias, assista às notícias e participe de congressos ligados ao trading.

Cuide da sua saúde mental

Não, isso não é uma piada. A estabilidade emocional é essencial. Portanto, se você se sentir sobrecarregado, faça pausas e trabalhe em sua mentalidade; caso contrário, será impossível evitar erros e irracionalidade.

Conclusão

O efeito Halo é um fenômeno psicológico que ajuda as empresas a multiplicar riquezas por meio de uma fidelização notável dos clientes e, em seguida, elevar os preços das ações ou, pelo contrário, reduzir a lucratividade e fazer com que os preços das ações caiam quando o efeito Halo exerce impacto prejudicial.

Os traders profissionais podem usar o efeito Halo a seu favor. No entanto, os não profissionais podem sofrer perdas significativas devido a esse viés cognitivo. Para se tornar um trader de sucesso, você deve sempre ficar atento, desenvolver o pensamento crítico e seguir rigorosamente seu plano de operações.

Nossos guias e recomendações ajudarão você a melhorar como trader. Junte-se a nós e faça história no trading com a FBS.

Perguntas frequentes

O que é o efeito Halo?

O efeito Halo é um viés cognitivo que leva à formação uma impressão geral com base nos traços favoráveis de uma pessoa, coisa ou processo, sem considerar outras características essenciais. O efeito Halo complica o processo de tomada de decisão e causa julgamentos ou ações irracionais.

Por que o efeito Halo pode ser perigoso?

O efeito Halo faz com que nosso cérebro exclua as informações necessárias que não se correlacionam com nossa imagem ilusória de um objeto ou processo específico. Devido a esse viés cognitivo, formamos uma ilusão de perfeição em nossas mentes, e não uma realidade. O resultado disso é uma decepção inevitável.

Como funciona o efeito Halo?

O efeito Halo ocorre quando temos uma impressão positiva de uma pessoa, coisa ou processo em um aspecto e transferimos essa impressão para outro aspecto, sem tentar explorá-lo e avaliá-lo.

  • 1356

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera