1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Quanto vale uma barra de ouro?
2023-09-11 • Atualizado

Quanto vale uma barra de ouro?

cover.png

Em tempos de dificuldades econômicas, é difícil prever quais ativos subirão ou cairão de preço. Muitos investidores e traders realocam seus fundos para ativos menos suscetíveis a quedas. O ouro é um desses ativos.

Neste artigo, você aprenderá por que o ouro ainda está em demanda, o que é uma barra de ouro, quanto vale e quais outros tipos de ouro estão disponíveis para negociação.

Ouro como um ativo seguro: uma resumo

Desde tempos imemoriais, o ouro tem sido parte da economia e da cultura humanas.

Civilizações antigas usavam ouro para criar joias e artefatos decorativos. Com o passar do tempo e a criação das primeiras relações comerciais internacionais, o ouro tornou-se um meio de troca, substituindo o método de escambo usado anteriormente. Logo depois, as primeiras moedas de ouro foram criadas para facilitar o comércio.

Ao longo da história da humanidade, a popularidade do ouro nunca caiu. Um metal precioso único, o ouro era altamente valorizado em todo o mundo. Mesmo depois que o volume do comércio internacional cresceu tanto que não havia moedas de ouro suficientes em circulação, o ouro se tornou a base do chamado Gold Standard, que permitia aos governos vincular o valor de suas moedas a uma quantidade fixa do metal amarelo.

Embora o Gold Standard tenha sido eventualmente abandonado, este metal precioso não perdeu sua relevância. As joias de ouro ainda são consideradas um símbolo de riqueza na sociedade, e muitos países mantêm reservas expressivas de ouro para proteger suas moedas nacionais. Até mesmo os bancos centrais compram ouro para diversificar suas reservas quando necessário.

How Much is a Gold Bar Worth__1200x675_2.png

Variação das reservas de ouro, 2004–2014. Fonte: KhassenY, CC BY-SA 3.0, por Wikimedia Commons

O ouro tem uma ampla gama de aplicações, desde a fabricação de joias, passando pela odontologia e até mesmo a eletrônica. Ao mesmo tempo, o ouro é uma mercadoria física com oferta limitada e grande valor intrínseco. Não é de admirar que a demanda por este metal precioso tenha aumentado ao longo do tempo. O valor do ouro não para de crescer, mesmo em tempos de instabilidade econômica. É por isso que muitos investidores institucionais e de varejo compram ouro para se proteger contra a inflação potencial e a desvalorização da moeda, tornando-o um ativo popular como porto seguro.

O que influencia o preço do ouro

Embora o preço do ouro tenha aumentado nas últimas décadas e séculos, ele ainda passa por flutuações de curto prazo, assim como outros ativos. Se você planeja investir em ouro, deve aprender o que pode influenciar o valor de mercado para evitar ser pego de surpresa.

Oferta e demanda

O ouro é um metal precioso, então sua oferta não está esgotada como a maioria das outras commodities. Todo o ouro que já foi extraído pode entrar no mercado a qualquer momento. Ainda assim, o ouro é uma mercadoria com uma oferta limitada porque os depósitos de ouro no planeta são finitos. Ele não pode ser reabastecido artificialmente (ao contrário do papel-moeda), e a produção de ouro é um processo complicado e caro, de modo que o excesso de oferta de ouro é quase impossível.

Com o avanço da tecnologia, a demanda por ouro também aumentou. Se a demanda exceder a oferta atual, o preço do ouro aumenta expressivamente. Claro, também tende a cair conforme a demanda diminui, mas não muito.

Inflação

A inflação não afeta diretamente o valor do ouro. No entanto, os investidores tendem a comprar ouro para se protegerem contra o aumento das expectativas de inflação e a possível desvalorização de moedas. Isso aumenta a demanda geral por ouro, elevando seu preço.

Taxas de juros

Geralmente, há uma forte correlação negativa entre os preços do ouro e as taxas de juros. Quando as taxas de juros estão altas, os investidores preferem ativos que rendem juros, como títulos, depósitos e ações de dividendos, o que fornece suporte expressivo para a moeda e pressiona o preço do ouro porque não oferece pagamentos constantes. Isso significa que o ouro e outras opções de investimento seguras se tornam menos interessantes para os investidores, o que faz com que seus preços caiam.

Em suma, há muitos fatores que podem afetar os preços do ouro. No entanto, a principal coisa que afeta diretamente o valor do ouro é a oferta e a demanda. Outros eventos descritos acima têm efeito principalmente indireto no preço do ouro e no sentimento do mercado em relação ao metal. Consequentemente, eles nem sempre levam a mudanças no valor de mercado do ouro.

Barras de ouro como opções de investimento

Depois de decidir comprar ouro, você deve considerar a forma e o tipo de ouro como sua opção de investimento escolhida. Por exemplo: traders e investidores de longo prazo preferem armazenar seus fundos em barras de ouro.

Uma barra de ouro é uma peça de ouro que foi derretida e depois moldada ou cunhada em uma forma de tijolo. As barras de ouro são produzidas por agências governamentais ou empresas privadas. Eles devem seguir um procedimento rigoroso para garantir que cada barra contenha o mínimo de impurezas possível.

Nem todas as barras de ouro são iguais. Eles podem apresentar diferenças em peso, tamanho, estilo, método de fundição e pureza. Tudo isso pode influenciar o preço de mercado das barras de ouro.

Quanto pesa uma barra de ouro

How Much is a Gold Bar Worth__1200x675_3.png

Barras de ouro podem ter diferentes pesos e tamanhos. No trading e nos investimentos, os preços do ouro são calculados principalmente para barras de ouro de uma onça. No entanto, o peso de uma barra de ouro pode variar desde um grama até um quilo, com alguns até pesando cerca de 400 onças.

Quanto vale uma barra de ouro

O valor das barras de ouro depende de diversos fatores. Mas, no geral, o preço de mercado de uma barra de ouro é determinado por seu peso, estilo e pureza. Os compradores também têm que pagar um prêmio a um fabricante pela produção de barras de ouro, que é adicionado ao preço à vista do ouro.

No momento em que escrevo este artigo (1º de agosto de 2023), uma barra de ouro custa apenas $2.038.

Barras de ouro x outros tipos de ouro

Além das barras de ouro, você também pode considerar comprar os seguintes tipos de ouro físico:

  • moedas, que são cunhadas e valorizadas pelos governos;
  • joias, que são, tecnicamente, o tipo mais popular de ouro físico disponível para compra, embora as pessoas raramente o comprem com a intenção de usá-lo como uma opção de investimento;
  • lingotes, que são um tipo de barras de ouro produzidas despejando ouro fundido em um molde;
  • discos, que têm a forma de moedas, mas não são sancionadas pelos governos.

Ainda assim, as barras de ouro são mais populares entre traders e investidores porque contêm pelo menos 99,5% de ouro puro e têm pesos diferentes, permitindo que os interessados comprem precisamente quanto ouro quiserem.

Como comprar uma barra de ouro

As barras de ouro podem ser compradas de vendedores de ouro respeitáveis on-line ou pessoalmente. Você também pode comprar barras de ouro de bancos. No entanto, lembre-se de que as barras de ouro são objetos físicos e você precisa de espaço para armazená-las com segurança. Devido a isso, você pode ter que gastar fundos adicionais para alugar um cofre.

Além do ouro físico, você também pode considerar negociar ETFs de ouro, futuros, opções, ações de empresas de mineração de ouro, XAUUSD e outros instrumentos financeiros associados ao ouro.

Resumo

Durante séculos, o ouro desempenhou um papel importante no comércio e na economia internacionais. Mesmo agora, é considerada uma das commodities mais valiosas. Não importa quanto tempo passe: o preço do ouro só continua a subir. Nos tempos modernos, o ouro muitas vezes serve como um ativo seguro para investidores no mundo todo. Se você deseja diversificar seu portfólio e se proteger contra riscos potenciais, comprar ouro físico, especialmente barras de ouro, pode ajudar a proteger seu dinheiro contra a desvalorização.

  • 3049

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera