A inflação no Japão está em 2%, mas e o iene mais fraco?

A inflação no Japão está em 2%, mas e o iene mais fraco?

2022-06-24 • Atualizado

O Japão vem há anos tentando estimular o fraco crescimento de sua economia, sem sucesso. Agora, pode ser que o país consiga o que quer, mas não da forma que esperava.

O Japão seguiu o que seu banco central via como uma fórmula mágica: inflação mais forte e iene mais fraco. Mas a receita não funcionou como esperado. A inflação nunca chegou na meta modesta do governo, apesar dos juros extremamente baixos e dos estímulos fiscais enormes. Pelo contrário: os salários estagnaram e o crescimento continuou fraco.

A inflação do Japão para o mês de abril, a ser publicada nesta semana, deve chegar a 2% pela primeira vez desde 2015, após a alta mais forte que o previsto nos preços devido à subida em escala global. Com esse resultado, vai ser difícil para o Banco do Japão (BOJ) justificar a necessidade de continuar com os estímulos.

c231e74f-1d8f-4ed9-97e4-6ca604086e3f.png

Qual é o problema da inflação no Japão?

A inflação no Japão, que geralmente fica abaixo da meta de 2% do governo, provavelmente foi estimulada pelo tumulto no mercado, pela guerra na Ucrânia e pandemia, e pelas tensões geopolíticas e altas globais nos preços. A inflação no país não subiu por motivo de demanda ou consumo aquecido e, consequentemente, pode cair quando os fatores citados sumirem.

Mesmo assim, o Banco do Japão reiterou seu compromisso com o expansionismo monetário apesar do iene mais fraco. Contudo, o BOJ pode sofrer mais pressão dos players do mercado para mudar seu rumo. O iene atingiu uma mínima de 20 anos contra o dólar: uma enorme queda, de mais de 18%, desde setembro de 2021. A alta dos preços fez com que os consumidores japoneses, acostumados com décadas de estabilidade, entrassem em pânico. O iene mais fraco vai diminuir a demanda no país em vez de estimular sua força no exterior.

Por que o iene mais fraco é um problema agora?

A preocupação com a desvalorização do iene reflete uma mudança gradual na economia japonesa ao longo da última década. No começo desse período, quando o Japão era uma superpotência industrial, o iene mais fraco era motivo de comemoração: ele barateava os produtos japoneses no exterior, aumentava a receita com exportações e atraía investimento estrangeiro.

Agora, porém, as exportações são menos importantes para a economia do Japão, a terceira maior do mundo. Além disso, as empresas, em busca de evitar as restrições ao comércio no país, tendem a produzir no exterior, reduzindo o impacto das taxas de câmbio em seus lucros líquidos.

Por que o iene japonês está caindo?

1. O enfraquecimento da economia do Japão durante a pandemia e a alta global dos preços obrigaram os importadores a vender mais ienes em troca de dólares americanos para pagar suas despesas.

2. O BOJ insiste em manter os juros perto de zero e continuar com os estímulos, apesar da tendência entre os principais bancos centrais, puxados pelo Fed, de subir os juros.

3. O crescente spread entre os rendimentos dos títulos japoneses e os rendimentos dos títulos americanos fez com que os investidores corressem para comprar USD e ganhar mais.

Como vai ficar o iene japonês?

O iene foi abaixo de 130 contra o dólar, menor patamar em 20 anos, após o BOJ confirmar que vai manter as taxas baixas. Entretanto, o USDJPY encontrou resistência a 131,00 e registrou um pequeno recuo no fim da semana passada. Tendo em vista que a alta dos juros do Fed de 0,50% na reunião de junho já estava completamente precificada no mercado, os traders optaram por realizar alguns dos lucros com a recente alta do dólar americano.

Será que o iene vai conseguir se manter de pé frente ao dólar e voltar para abaixo de 128,00; ou será que o USDJPY vai recuperar sua força acima de 131,00? Vamos aguardar os dados da inflação no Japão nesta semana.

COMECE A OPERAR

Semelhante

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera