Perguntas que levarão você a negociações de sucesso
Quem entra no mercado costuma ter várias dúvidas: como começar a negociar, como abrir uma conta, qual estratégia escolher, quais indicadores usar, entre outras. Você certamente teve essas dúvidas, ou talvez tenha elas até agora (é possível encontrar as informações básicas para traders novatos aqui).
No entanto, já pensou em perguntas essenciais como: que tipo de trader você é, qual intervalo de tempo combina mais com você, qual mercado é o certo para você? Não? Essas são as primeiras perguntas que deve fazer e responder. Você não acha que pode sofrer prejuízos por não ter uma ideia muito clara sobre sua personalidade no trading, suas características e seu estilo de negociação?
Queremos lhe apresentar 4 perguntas importantes, as quais você deve responder para colocar o trading a seu favor.
1. Que tipo de trader sou eu?
Ao responder esta pergunta, pense em suas qualidades pessoais.
Se você está acostumado a seguir regras, não lida muito bem com pressão psicológica e não confia em sua intuição, você é um trader sistemático.
O trading sistemático (system trading) é um trading baseado em regras: traders deste tipo têm uma estratégia exata. Se todos os critérios forem cumpridos, é hora de abrir uma negociação — o trader não leva em conta o sentimento do mercado ou a situação atual do mesmo. Se os sistemas derem sinal de compra, este trader comprará sem hesitação.
A principal vantagem de ser um trader sistemático é a possibilidade de passar menos tempo em frente à tela. É possível até criar um sistema automatizado para abrir e fechar posições para você: tudo que precisa é definir os critérios do seu trading. Além disso, um sistema desse tipo reduz seu envolvimento emocional e torna o trading menos estressante para você.
Contudo, aqui temos uma desvantagem. O trader de sistema e o sistema em si não reagem ao humor do mercado, mas, mesmo assim, notícias importantes podem causar grande volatilidade. Em tal caso, a estratégia não vai funcionar.
Se você confia em sua intuição, prefere considerar a situação atual e consegue facilmente se adaptar a mudanças no mercado, você pertence a outro tipo de trader: os traders discricionários.
O trading discricionário (discretionary trading) é um trading baseado em decisões. O trader discricionário também tem sua estratégia de negociação, mas a diferença é que ele aplica a estratégia tendo como base as condições de mercado. Mesmo se o trader notar que todos os critérios estão sendo atendidos, ele pode ajustar a negociação ou até ficar de fora do mercado se houver fatores que afetam as movimentações do mesmo.
A maior vantagem de ser um trader discricionário é a adaptabilidade, isto é, seguir o sentimento do mercado. No entanto, você deve ter certeza de que não mudará sua decisão após ter tomado-a: se você for confiante, você é um trader discricionário.
2. Qual intervalo de tempo combina comigo?
Muitos traders nos perguntam qual intervalo de tempo é o melhor para negociar. No entanto, não há resposta universal.
Seu estilo de vida será o principal fator.
Se você for uma pessoa dinâmica que adora ação, você deve negociar em intervalos de tempo pequenos, como M15, M30 e H1. Você poderá lucra rapidamente MAS deve se lembrar dos riscos: terá que lidar com mais oscilações e rebaixamentos. Se algumas oscilações não importam ao negociar em intervalos maiores, elas serão de suma importância ao negociar em intervalos menores. Se você está pronto para encarar estresse e ter como retorno o dinheiro rápido, os intervalos de tempo pequenos são para você.
Por outro lado, se você prefere pensar e comprovar suas ideias e não gosta de se estressar, os intervalos maiores são ideais para você. PORÉM, você deve se lembrar das desvantagens: diminuirá o nível de estresse mas terá que esperar mais tempo até que o mercado chegue nos seus alvos. Você é paciente? Se sim, escolha os intervalos diários, semanais e mensais.
3. Qual mercado me dará um lucro maior?
Os traders às vezes nem sabem qual mercado lhes darão melhores oportunidades. Você sabia que os mercados se distinguem pela volatilidade? Sabia que há mercados nos quais você pode negociar tendências a longo prazo e mercados nos quais é melhor aproveitar o impulso a curto prazo para ter lucro?
Se você só opera EUR/USD porque ouviu dizer em algum lugar que é o par mais popular e tem certeza de que ele oferece lucros estáveis, isso pode ser um engano.
Se você estiver tendo bons lucros operando EUR/USD, tudo bem. Não precisa mudar nada. Mas se você estiver tendo prejuízo, é hora de pensar em outros mercados. Talvez o petróleo, com sua alta volatilidade, seja sua chave para o sucesso. Ou pode ser que sua grande oportunidade esteja no AUD/JPY e suas tendências de longo prazo. Confira os instrumentos de negociação oferecidos pela FBS.
4. Que tipo de análise me dará informações mais confiáveis?
O mercado oferece uma quantidade enorme de informações que lhe ajudarão a ter um trading lucrativo. No entanto, é complicado entender tudo… ou não é?
Aqui, sua personalidade novamente desempenhará o papel principal.
Prefere ler o noticiário e consultar dados econômicos? Então a análise fundamentalista é para você.
Acredita em instrumentos técnicos? Acha que os indicadores técnicos são mais confiáveis? Então a análise técnica é para você.
Você tem certeza de que consegue analisar um alto volume de informações? Se a resposta foi positiva, você pode usar ambos os tipos de análises. Porém, certifique-se de que poderá lidar com todas as informações e tirar as conclusões certas.
Ainda não tem certeza de suas preferências? Então confira as análises de mercado e veja o que é melhor para você.
Já respondeu todas essas perguntas? Se sim, é hora de ver se você descobriu qual é a sua personalidade no trading.