1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Horário de pico na bolsa: o que é isso e como operar?
2023-05-29 • Atualizado

Horário de pico na bolsa: o que é isso e como operar?

TRFNEW-918 Power Hour Stocks_ What Are They and How Do You Trade Them_.png

Nem sempre é fácil prever para onde o mercado vai, mesmo para traders mais experientes. Como se escolhe a hora certa para operar? Por que é importante levar em conta o pico de atividade dos traders?

Para operar com sucesso, o melhor é escolher o horário mais volátil, de maior movimento. Esse horário é conhecido como power hour (horário de pico). Neste artigo, saberemos o que é horário de pico, como aproveitá-lo para ter o máximo de lucro e como investir bem.

TRFNEW-918 Power Hour Stocks_ What Are They and How Do You Trade Them_-1.png

Qual é o melhor horário da bolsa?

O pico de movimento dos traders acontece no início e no fim do pregão. Qual é o horário de pico do mercado de ações? Não é necessariamente uma faixa bem-definida, nem se limita a uma hora. Para facilitar o entendimento, podemos considerar os horários aproximados de 09:30 às 10:30, fuso EST (ou 14:30 as 15:30, fuso GMT+3), e de 15:00 às 16:00, também no fuso EST (ou 22:00 às 23:00, fuso GMT+3).

Para entender a definição de horário de pico, observe que quanto maior a atividade dos traders, maior a volatilidade. É aí que surge sua oportunidade de ganhar dinheiro.

Veja os fatores dos quais depende a atividade dos traders:

O mercado de ações americano abre às 09:30 (fuso EST). É também neste horário que abre a Bolsa de Valores de Nova York, a maior delas. Centenas de gigantes multinacionais seguem essa dinâmica. Algum tempo depois, chega a vez da Bolsa Mercantil de Chicago (Chicago Mercantile Exchange) de abrir. Trata-se de outro grande centro do mercado. Quando os gigantes do mercado entram em cena, os traders também aumentam o ritmo e a volatilidade consequentemente sobe.

Muita gente prefere operar na parte da manhã, de forma que possam resolver suas pendências mais cedo e ter boa parte do dia livre.

O movimento após o horário de almoço se deve ao fato de que, neste horário, todas as grandes empresas do setor financeiro — inclusive a própria bolsa — encerram o pregão do dia. É nessa hora que os traders buscam concluir suas transações e fechar as posições. Isso gera uma disparada de movimento e volatilidade no último horário, entre 15:00 e 16:00 (EST).

Além disso, o movimento dos traders é bem alto antes e logo depois do fim de semana, bem como quando surgem notícias ligadas a grandes empresas. Não deixe de consultar o seu feed rotineiramente!

Quem tiver interesse na negociação fora do horário normal pode experimentar o trading after-market.

Como triar proveito do horário de pico?

TRFNEW-918 Power Hour Stocks_ What Are They and How Do You Trade Them_-2.png

Os traders profissionais gostam dos horários de pico na bolsa porque estes são fases de alta liquidez e aumento do volume negociado no mercado. Um dos principais componentes do sucesso no trading é compreender as particularidades das operações em diferentes pregões: essa compreensão permitirá usar seu tempo e recursos de forma eficaz e eficiente.

Você pode usar diversas estratégias para operar no horário de pico. São muitas opções — nós separamos as melhores para aplicar na power hour do mercado de ações.

Scalping

Scalping é uma estratégia de negociação bem conhecida que envolve a compra e a venda de um ativo financeiro (ações, moedas, futuros etc.), várias vezes ao longo do dia, com lucro pequeno. O principal objetivo dos scalpers é lucrar grandes montantes não só com uma posição, e sim com dezenas de operações.

Esta estratégia atende muito bem os traders experientes no horário de pico do mercado. Afinal, é nesse momento que surge a oportunidade de acelerar as operações e aumentar os lucros.

Day trading

Day trading é o processo de operação de ativos financeiros com a realização do lucro no mesmo dia. Os day traders fecham suas posições no mesmo dia em que as abriram. Este grupo também realiza várias transações em um ou vários ativos ao longo do dia.

Swing trading

Swing trading é usar as variações de preço para lucrar. Aqui a posição aberta é mantida por um período curto, que em média vai de algumas horas a dois ou três dias.

É preciso ter habilidades analíticas para tirar proveito do movimento das oscilações (swings), de forma a agir com flexibilidade e aplicar táticas diferentes conforme as circunstâncias. Aprender esta estratégia leva tempo e pode parecer complicado, mas o tempo investido nesse aprendizado se paga e dá muitos frutos.

Como investir na bolsa no horário de pico?

TRFNEW-918 Power Hour Stocks_ What Are They and How Do You Trade Them_-3.png

Resta uma dúvida a ser esclarecida: como investir na bolsa no horário de pico?

Diferentemente do trading de curto prazo, os investimentos são um processo de longo prazo. O intervalo entre a compra e a venda é de mais de um ano. Com a estratégia certa e algumas habilidades, mesmo os pequenos investidores podem ter grandes lucros.

Se você quiser ganhar milhões na bolsa, siga estas dicas:

  • Tome decisões bem informadas. Não aja com pressa e escolha seus investimentos com muita cautela no horário de pico.
  • Preste atenção nas relações preço sobre lucro.
  • Monitore os contratos de opções.
  • Invista em setores bem desenvolvidos.

Leia também

  • 2402

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera