-
Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?
O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.
-
Como abrir uma conta FBS?
Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.
-
Como começar a negociar?
Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.
-
Como ativar o Bônus Level Up?
Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.
Oscilador McClellan
Os indicadores de amplitude do mercado são um poderoso recurso de análise técnica ao alcance do trader. Esses indicadores determinam a direção do mercado e ajudam a identificar se este está altista, baixista ou neutro. Esses indicadores se destacam porque geralmente mudam de direção antes dos principais índices do mercado e funcionam bem com picos.
Uma característica interessante dos indicadores de amplitude é que eles parecem ser mais eficazes na análise de ações e índices. Outro destaque é seu uso predominante no swing trading e no trading de longo prazo. Os indicadores de amplitude do mercado certamente merecem atenção. Vamos falar de um dos indicadores mais conhecidos: o Oscilador McClellan (MO).
O que é o Oscilador McClellan?
O Oscilador McClellan foi desenvolvido por Sherman e Marian McClellan, em 1969, e seu conceito foi detalhado no livro Patterns for Profit: The McClellan Oscillator and Summation Index.
O MO é um dos indicadores de amplitude mais utilizados na análise técnica e foi feito para analisar os ranges do mercado com base no spread entre o total de ações em alta e o total de ações em queda na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e na NASDAQ.
O MO se baseia na diferença entre as médias móveis exponenciais (EMAs) mais lenta e mais rápida, com períodos de 19 e 39 dias. O indicador pode ter valores positivos e também negativos. Se a média de curto prazo (19 dias) é maior que a de longo prazo (39 dias), o valor do indicador é positivo e a tendência é altista. Analogamente, se a média de curto prazo (19 dias) é menor que a de longo prazo (39 dias), o indicador é negativo e a tendência é baixista.
Como calcular o Oscilador McClellan
O cálculo do MO tem três passos:
- O primeiro passo é calcular a média simples para o número de ações em alta e o número de ações em queda, sendo estas os valores do dia anterior das EMAs de 19 dias e 39 dias.
- Em seguida, deve-se calcular as EMAs de 19 e 39 dias usando as fórmulas citadas mais adiante neste artigo.
- O último passo é subtrair a EMA de 39 dias do valor da EMA de 19 dias.
Fórmula para o Oscilador McClellan
Como citamos acima, para calcular o MO deve-se subtrair a EMA de 39 dias da EMA de 19 dias. A EMA é calculada determinando a diferença entre as ações em alta e as ações em queda. Abaixo mostramos como fica a simplificação do cálculo em uma fórmula:
(EMA de 19 dias das altas−quedas)−(EMA de 39 dias das altas−quedas)
Para calcular a EMA de 19 dias, utilize esta fórmula:
(altas−quedas do dia atual)∗0,10+EMA do dia anterior
E para calcular a EMA de 39 dias, respectivamente:
(altas−quedas do dia atual)∗0,05+EMA do dia anterior
Para a comparação de valores em prazos mais amplos, utilize a fórmula ajustada:
(EMA de 19 dias das ANA)−(EMA de 39 dias das ANA)
ANA significa total líquido ajustado de altas e seu cálculo é desta forma:
altas−quedas
⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯
altas+quedas
Para calcular as EMAs de 19 e 39 dias considerando a fórmula ajustada, utilize:
(ANA do dia atual−EMA do dia anterior∗0,10+EMA do dia anterior
(ANA do dia atual−EMA do dia anterior∗0,05+EMA do dia anterior
Como operar com o Oscilador McClellan
Assim como na maioria dos indicadores de análise técnica, o uso do MO alcança diferentes áreas. Há diversas formas de utilizá-lo para prever os preços futuros. O indicador é capaz de dar sinais específicos de compra ou venda. Nesse sentido, a forma mais conhecida é a análise de divergências altistas ou baixistas. A divergência ocorre quando o indicador se desloca na direção oposta.
Divergência altista significa que o preço do índice se desloca em uma direção baixista enquanto o indicador se desloca em uma direção altista. Isso é um aviso de que a tendência de queda pode ter chegado ao fim. Logo, pode ser um sinal para abrir posições de compra ou fechar posições de venda.
Divergência baixista significa que o preço do índice se desloca em uma direção altista enquanto o indicador se desloca em uma direção baixista. Isso é um aviso de que a tendência de alta pode ter chegado ao fim. Logo, pode ser um sinal para abrir ou fechar posições de compra.
O MO é bem parecido com o indicador de convergência e divergência de médias móveis (MACD). Resumindo: analistas e traders entendem que, quando o oscilador está positivo, a EMA de 19 dias está acima da EMA de 39 dias e o sinal é de que as ações em alta vencem as ações em queda. Se o oscilador passa a mostrar valores negativos, o oposto se aplica: as ações em queda têm a vantagem.
Assim como no indicador MACD, quando o MO registra valor positivo, isso é geralmente um bom indício de que o mercado favorece mais os investidores altistas. Valores negativos, por outro lado, geralmente são um sinal positivo para investidores baixistas. O investidor deve prestar atenção também nas divergências em relação aos preços das ações, pois isso pode sinalizar que o mercado está se preparando para uma virada. Observe também as explosões, que indicam que está prestes a acontecer um movimento de período mais amplo, para cima ou para baixo, dependendo da dinâmica.
Como instalar o Oscilador McClellan
O Oscilador McClellan é um indicador personalizado e não vem integrado aos terminais de negociação MetaTrader por padrão. Para usá-lo você deve:
- Baixar o arquivo: https://www.mql5.com/en/code/24352;
- Fazer a instalação no seu MetaTrader 5;
- Abrir a página Indicadores e localizar o Oscilador McClellan na lista de ordem alfabética;
- Adicionar o indicador McClellan ao gráfico.
Estratégias de negociação com o Oscilador McClellan
Existem várias estratégias baseadas no MO. Exemplo: uma estratégia pode se basear em apenas um sinal — o cruzamento do nível zero. Quando o oscilador cruza o zero de baixo para cima, abre-se uma posição de compra. Quando o oscilador cruza o zero de cima para baixo, abre-se uma posição de venda.
Também é possível utilizar as estratégias clássicas dos osciladores. Exemplo: compra-se quando o oscilador supera o patamar -70 e vende-se quando o oscilador vai abaixo de +70. De acordo com esta estratégia, as posições de compra são abertas quando os preços ficam acima da média móvel e a linha do indicador está rompendo o nível zero. Analogamente, as posições de venda são abertas quando os preços estão abaixo da média móvel.
Por favor, observe que trabalhar com o indicador McClellan implica na configuração obrigatória de ordens pendentes e Stop Loss, na implantação de qualquer estratégia.
Conclusão
O mercado flutua constantemente. Logo, o cálculo do Oscilador McClellan — assim como o de todo indicador técnico — sempre varia. Se você optar por usar este indicador para entender o mercado e se opera na Bolsa de Valores de Nova York, faça o esforço que puder para avaliar o valor real da informação gerada por ele antes de agir. Assim como na maioria dos osciladores, pode ser difícil distinguir os sinais verdadeiros dos falsos. Geralmente, um analista só se especializa no uso do MO após certo tempo de prática e em conjunto com o uso de outros indicadores técnicos.
2022-06-01 • Atualizado
Outros artigos nesta seção
- Estratégia de negociação do indicador Aroon
- Força da moeda
- Timeframes
- Gráfico Renko
- Tipos de gráficos
- Como usar um gráfico Heikin-Ashi?
- Política de relaxamento quantitativo (QE)
- Pontos de Pivô
- Média Móvel: jeito simples de encontrar uma tendência
- Williams’ Percent Range (%R)
- Índice de vigor relativo
- Momentum
- Índice de Força (Force Index)
- Envelopes
- Poder dos Touros e Poder dos Ursos
- Average True Range
- Como negociar com base nas decisões de bancos centrais?
- CCI
- Desvio Padrão
- SAR Parabólico
- Stochastic (Estocástico)
- Relative Strength Index
- MACD (Convergência/Divergência da Média Móvel)
- Osciladores
- Indicador ADX
- Bandas de Bollinger
- Indicadores de tendência
- Introdução aos indicadores técnicos
- Suporte e resistência
- Tendência
- Análise técnica
- Bancos centrais: política e efeitos
- Fatores fundamentais
- Análise fundamentalista em Forex e na negociação de ações
- Análise técnica vs fundamentalista